Guerra na Ucrânia corta metade das relações comerciais de Moscovo com UE

  • Lusa
  • 3 Março 2023

A quota russa nas importações da União Europeia recuou de 9,5 por cento para 4,3% entre fevereiro e dezembro de 2022. As exportações da UE para a Rússia caíram dois pontos percentuais, de 4% para 2%.

As relações comerciais entre a União Europeia (UE) e a Rússia estão a ser afetadas pelas sanções impostas a Moscovo na sequência da invasão da Ucrânia, com forte quebras nas importações e exportações, divulgou nesta sexta-feira o Eurostat.

De acordo com os mais recentes dados compilados pelo serviço estatístico da UE, a quota russa nas importações do bloco comunitário recuou de 9,5 por cento para 4,3% entre fevereiro e dezembro de 2022.

No mesmo período, as exportações da UE para a Rússia caíram dois pontos percentuais, de 4% para 2%.

O défice da balança comercial da UE com Moscovo teve, em março de 2022, um pico de 18,2 mil milhões de euros, após o que entrou numa trajetória descendente para os seis mil ME em dezembro.

Evolução das relações comerciais entre Rússia e União Europeia desde 2021. Fonte: Eurostat

Segundo os dados do Eurostat, o valor dos bens importados da Rússia diminuiu para mais de metade (53%), dos 21,8 mil milhões de euros em março para os 10,3 mil ME em dezembro de 2022.

A substituição gradual da Rússia por outros parceiros levou a que a importação de carvão russo tenha recuado de uma quota de 45% em 2021 para 22% em 2022, do gás natural de 36% para 21%, dos adubos e fertilizantes de 29% para 22%, do petróleo de 28% para 21% e do carvão e aço de 16% para 10%, tratando-se dos seis produtos chave.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, tendo a UE adotado já dez pacotes de sanções económicas a Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra na Ucrânia corta metade das relações comerciais de Moscovo com UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião