TAP já está a adotar diligências para recuperar indemnização paga a Alexandra Reis

Companhia diz que não tem ainda conhecimento de deliberação sobre exoneração da CEO e do chairman, que continuam, por isso, em funções.

A TAP iniciou já o processo para recuperar a indemnização paga a Alexandra Reis. A auditoria da Inspeção-Geral de Finanças concluiu que a antiga administradora executiva tem de devolver 450 mil dos 500 mil euros brutos que recebeu.

“A TAP encontra-se já a adotar diligências necessárias no sentido da devolução do montante indevidamente pago, sem prejuízo da eventualidade de virem a ser dadas pelo acionista, nos termos legais, instruções concretas sobre esta matéria, que serão integralmente cumpridas pela TAP”, informou esta quinta-feira a companhia num comunicado ao mercado, publicado por determinação da CMVM.

A companhia diz também que já foi informada de que a Direção-Geral do Tesouro e Finanças “irá iniciar de imediato os procedimentos tendentes à destituição por justa causa do presidente do conselho de administração, Dr. Manuel Beja (o ‘PCA’), e da presidente da comissão executiva, Eng.ª Christine Ourmières-Widener (a ‘PCE’), de todas funções de administração exercidas em sociedades do universo TAP”.

A transportadora diz que não tem conhecimento de nenhuma deliberação do acionista (o Tesouro) para a exoneração da CEO e do presidente do conselho de administração, que assim se mantêm em funções.

“Apesar da aludida intenção do acionista da TAP, o PCA e a PCE, na medida em que, tanto quanto a TAP tem conhecimento, não foi ainda adotada qualquer deliberação pelo acionista, continuam em funções, nos termos da lei, cumprindo as responsabilidades inerentes aos respetivos cargos“, informa o comunicado. Acrescenta ainda que a companhia “não dispõe de informação sobre os concretos procedimentos que estarão a ser adotados nem sobre os concretos prazos previstos para a sua adoção pelo acionista”.

A demissão de Christine Ourmières-Widene e Manuel Beja foi anunciada na segunda-feira pelos ministros das Finanças e das Infraestruturas, em reação às conclusões do relatório da Inspeção-Geral de Finanças, que conclui que o acordo celebrado entre a TAP e Alexandra Reis é ilegal. Luís Rodrigues, o atual CEO da SATA, será o novo presidente da transportadora aérea.

(notícia atualizada às 13h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP já está a adotar diligências para recuperar indemnização paga a Alexandra Reis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião