Luís Rodrigues passa da SATA para a liderança da TAP

  • Ana Petronilho
  • 6 Março 2023

Fernando Medina exonerou a atual administração da TAP e João Galamba anunciou o novo chairman e CEO: Luís Rodrigues,

Luís Rodrigues, CEO da açoriana Sata, vai ser o novo líder da TAP, anunciou o ministro João Galamba, ao lado de Fernando Medina, na conferência de imprensa que decorreu no Ministério das Finanças para dar a conhecer as principais conclusões do relatório da Inspeção-Geral das Finanças à saída de Alexandra Reis da companhia aérea.

O governante anunciou que Luís Rodrigues vai acumular os cargos de CEO e chairman da TAP, cargos que até agora foram ocupados por Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, e que são exonerados pelo Governo por “justa causa”.

O ministro das Infraestruturas referiu ainda que os restantes membros da administração vão manter os cargos e que será nomeado um novo presidente da Comissão Executiva, numa altura em que está a ser preparada a privatização da companhia.

Luís Rodrigues estava aos comandos da SATA desde o final de 2019 tendo sido reconduzido pelo governo dos Açores para o cargo no início deste ano, acumulando a presidência da holding da companhia, numa altura em que se está também a preparar a privatização da Sata Internacional.

O ECO sabe que só esta segunda-feira o Governo dos Açores – que ainda não tem um sucessor para o cargo de CEO da SATA – foi informado da saída de Luís Rodrigues para a TAP. Fontes próximas do processo contam ao ECO que a informação terá sido transmitida pelo primeiro-ministro ao presidente do Governo dos Açores, José Bolieiro, horas antes do anúncio de Medina e Galamba. O novo CEO da SATA deverá ser anunciado nos próximos dias.

Luís Rodrigues foi administrador da TAP entre junho de 2009 e dezembro de 2014, na equipa de Fernando Pinto, tendo assumido várias responsabilidades, entre as quais o Brasil e a Groundforce.

Esta é a segunda passagem recente de administradores da SATA para a TAP, depois de a 1 de março Mário Chaves ter assumido a presidência da Portugália. Mário Chaves estava na SATA desde 2020 onde ocupava o cargo de administrador operacional do grupo e accountable manager, sendo responsável pela rede, operações e pelo handling.

(notícia atualizada pelas 20h55 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luís Rodrigues passa da SATA para a liderança da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião