Portugal é o oitavo país da UE onde o preço dos ovos mais subiu em 2022

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Março 2023

O preço dos ovos em Portugal aumentou quase 50% entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano, taxa que fica bastante acima da média dos países da União Europeia (30,4%).

Os preços dos alimentos têm aumentado substancialmente desde o ano passado — levando o Governo a querer forçar os supermercados a baixar preços — sendo o ovo um dos bens alimentares com a maior subida de custo. Entre os 27 Estados-membros da União Europeia, Portugal é o oitavo país onde o preço dos ovos mais subiu no espaço de um ano, registando uma subida de 46,2% (acima da média da UE).

Entre janeiro de 2022 e janeiro deste ano, o preço deste bem essencial aumentou, em média, 30,4% na União Europeia (UE), de acordo com dados publicados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Fonte: Eurostat

O maior aumento do preço dos ovos verificou-se na República Checa (+85% em janeiro deste ano face ao mesmo mês de 2022), seguindo-se a Hungria (+80%) e a Eslováquia (+79%).

Já os menores aumentos — mas ainda assim substanciais — registaram-se na Alemanha e no Luxemburgo (ambos +18%), bem como na Áustria (+19%).

O gabinete estatístico nota ainda que foram registados aumentos de preços muito menores em janeiro de 2022 em comparação com janeiro de 2021 (+7%) e também em janeiro de 2021 relativamente ao mesmo mês de 2020 (+1%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o oitavo país da UE onde o preço dos ovos mais subiu em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião