Biden defende que economia e inflação nos EUA estão “na direção certa”

  • Lusa
  • 10 Março 2023

Presidente dos EUA acrescentou que está à espera que as próximas estatísticas sobre os preços, na próxima semana, estejam “de boa saúde”.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu esta sexta-feira que a economia e a inflação estão a ir “na direção certa”, após os alertas lançados no início da semana pelo líder da Reserva Federal (Fed) norte-americana. “A nossa economia está a ir na direção certa”, garantiu o Presidente norte-americano durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, sobre os mais recentes números do emprego.

Relativamente à escalada dos preços, ainda duramente sentida pelas famílias, Biden fez a mesma análise: “Estamos no bom caminho”, frisou o chefe de Estado norte-americano, reconhecendo, no entanto, que “ainda há trabalho” a fazer. Biden acrescentou que está à espera que as próximas estatísticas sobre os preços, na próxima semana, estejam “de boa saúde”.

O democrata, de 80 anos, não quis comentar diretamente as declarações feitas esta semana pelo presidente da Fed, o poderoso banco central norte-americano. No Senado na terça-feira, Jerome Powell disse que os últimos dados económicos tinham sido melhores do que o esperado e sugeriu que a restauração da estabilidade dos preços exigiria a manutenção de uma política monetária “restritiva” durante “algum tempo”, algo que não foi bem recebido pelos mercados.

O presidente da Fed tentou na quarta-feira, no Congresso, suavizar a mensagem enviada na véspera ao Senado e insistiu que ainda não está decidido quanto subirão as taxas de juro na próxima reunião de política monetária da Reserva Federal. A Fed pode ter que aumentar as taxas de juro para conter os preços, sob risco de desacelerar a economia.

Biden estimou que o risco de incumprimento da dívida norte-americana é atualmente “a maior ameaça” à economia do país, considerando que a oposição Republicana é a única responsável por esta eventualidade. O Congresso dos EUA deve aumentar regularmente o teto da dívida para permitir que o país continue a honrar os seus compromissos financeiros.

Esta votação de rotina, no entanto, tornou-se cada vez mais contenciosa ao longo dos anos. Os republicanos, que lideram agora a Câmara de Representantes, recusam-se atualmente a votar a favor deste aumento, condicionando o seu acordo a uma redução da despesa pública. Sem um acordo, os Estados Unidos podem entrar em incumprimento (‘shutdown’) a partir de julho, um cenário sem precedentes com consequências potencialmente severas para a economia mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Biden defende que economia e inflação nos EUA estão “na direção certa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião