Preços regulados da eletricidade descem em média 3% em abril

A partir de 1 de abril, os clientes no mercado regulado vão ver um alívio nos preços da fatura média mensal. Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos estima uma redução de 3%.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai atualizar o preço da tarifa de energia do mercado regulado. A partir de 1 abril, para os clientes domésticos do mercado regulado, o preço da eletricidade vai sofrer uma redução de 3% na fatura média mensal.

A ERSE revela que a tarifa de energia aplicada aos clientes do mercado regulado vai descer 5 euros por megawatt/hora (MWh), com efeitos a partir de 1 de abril de 2023. A atualização desta componente do preço em 5 euros por MWh acontece sempre que o custo de aquisição do Comercializador de Último Recurso (CUR) se altere em 10 euros por MWh ou mais, numa revisão que é feita trimestralente. Se o custo de aquisição encarecer em 10 euros por MWh ou mais, o valor da tarifa de energia sobe 5 euros por MWh; se o custo cair mais de 10 euros por MWh, a tarifa de energia desce na mesma medida.

Ora, “para o ano de 2023, a atualização da previsão do custo de aquisição do CUR aponta para um desvio de -73,04 euros por MWh face à previsão implícita nos preços da tarifa de energia em vigor até março”, lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.

Com a atualização, nota o regulador, o aumento de 3,3% da tarifa em baixa tensão normal anunciado para este ano será, afinal, de 1% em 2023 face a 2022.

Segundo a nota, a ERSE esta atualização nos preços do mercado reguladoabrange 988 mil clientes e cerca de 7,5% do consumo total verificado em janeiro de 2023.

Assim, face a esta atualização, um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1900 killowatts por ano ( kWh/ano) vai verificar uma redução de 1,02 euros na fatura mensal em abril, face a março. Feitas as contas, esta família passará a pagar 36,62 euros por mês de eletricidade no mercado regulado.

Já para um casal com dois filhos, com uma potência contratada de 6,9 kVA e com consumos de 5000 kWh por ano, o desconto será de 2,83 euros passando esta família a pagar uma fatura de 92,43 euros a partir de abril, quando comparado com a fatura de março.

Notícia atualizada às 18h25 com mais informações

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços regulados da eletricidade descem em média 3% em abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião