Fed emprestou montante recorde à banca na última semana

  • ECO e Lusa
  • 17 Março 2023

Banco central dos EUA emprestou 164,8 mil milhões aos bancos do país na última semana, mais até do que na crise financeira de 2008.

O banco central dos EUA anunciou quinta-feira que emprestou aos bancos um total de 164,8 mil milhões de dólares na última semana através de dois mecanismos existentes, avança a Bloomberg. Os dados mostram que, no caso do principal mecanismo de liquidez para a banca, foram emprestados 152,85 mil milhões, montante que compara com os 4,58 mil milhões da semana anterior e um novo máximo histórico, superando até a crise financeira.

Em comunicado comum com o Departamento do Tesouro e a agência de garantia dos depósitos bancários (FDIC, na sigla em Inglês), as autoridades financeiras tinham apresentado várias medidas para tranquilizar os particulares e as empresas, depois da falência do banco californiano Silicon Valley Bank (SVB).

Na quinta-feira foi divulgado que um grupo de grandes bancos dos EUA vão participar no resgate do First Republic Bank, um dos que mais sofreu depois da intervenção no Silicon Valley Bank na semana passada. O First Republic, sedeado em San Francisco, viu o seu rating revisto em baixa para a designada categoria “lixo”, tanto pela Fitch Ratings como pela S&P Global. O montante avançado por aqueles grandes bancos ascende a 30 mil milhões de dólares.

“Bank of America, Citigroup, JPMorgan Chase e Wells Fargo anunciaram hoje [quinta-feira] que cada um vai depositar cinco mil milhões de dólares para o First Republic Bank. O Goldman Sachs e o Morgan Stanley farão cada um depósito de 2,5 mil milhões de dólares e BNY Mellon, PNC Bank, State Street, Truist y U.S. Bank farão cada um depósito de mil milhões de dólares”, segundo um comunicado.

Também esta quinta-feira, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, declarou que sistema financeiro dos EUA “é sólido” e que os cidadãos podem confiar em que os seus depósitos “estão seguros”.

(Notícia corrigida às 9h10 com informação da Bloomberg)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed emprestou montante recorde à banca na última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião