Margens baixam e custos financeiros disparam em ano de lucros recorde no PSIpremium

O aumento das taxas de juro contribuiu para o agravamento de mais de 700 milhões de euros nos custos financeiros das empresas do PSI em 2022, ano em que a margem EBITDA voltou a descer.

As maiores cotadas portuguesas registaram resultados recorde em 2022, evidenciando um forte crescimento face a 2021, mas que escondem um desenvolvimento negativo nas margens e nos custos financeiros que refletem o impacto da alta da inflação e da subida de juros. Uma tendência que deverá persistir este ano, já que a pressão dos preços altos permanece e os bancos centrais continuam a agravar a política monetária. As empresas do índice PSI aumentaram o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) em 30,7% para 17.015 milhões de euros. Este indicador, um dos mais relevantes para pedir o desempenho operacional das companhias, registou um nível recorde, mas o crescimento foi inferior ao registado nas receitas(+35,4% para 97.962 milhões de euros). Esta evolução

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.