Constitucional: transportadores e distribuidores de gás natural não têm de pagar a CESE

  • ECO
  • 24 Março 2023

O argumento é que estas empresas não deveriam pagar uma contribuição que se destina à redução da dívida tarifária do setor elétrico.

O Tribunal Constitucional afirma que os distribuidores e transportadores de gás não deveriam estar sujeitos ao pagamento da Contribuição Extraordinária do Setor Energético (CESE), à luz do princípio de igualdade presente na Constituição. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios.

O argumento é que estas empresas não deveriam pagar uma contribuição que se destina à redução da dívida tarifária do setor elétrico, segundo o que está especificado na lei que dita a contribuição desde que foi alterada, em 2018.

Esta contribuição existe desde 2014, e as empresas do setor energético têm-na contestado sucessivamente. Foi na altura apresentada como extraordinária, num contexto de crise financeira, mas tem sido mantida ano após ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Constitucional: transportadores e distribuidores de gás natural não têm de pagar a CESE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião