Montenegro pede ao Governo para baixar IRS e adotar política fiscal “previsível”

  • Mariana Marques Tiago
  • 27 Março 2023

Líder do PSD pede ao Governo que adote uma política fiscal "previsível" e "mais amiga das pessoas, famílias e empresas". Para o político, há "condições" para uma redução do IRS.

Luís Montenegro pediu esta segunda-feira ao Governo de Costa que adote uma política fiscal “previsível” e “mais amiga das pessoas, famílias e empresas”. Para o político, devia haver uma redução do IRS e não uma aposta no IVA zero.

Muitos bens que compramos no supermercado “não vão ser afetados” pela medida anunciada pelo Executivo na semana passada e “aqueles que compramos não têm um valor global tão significativo que dê uma grande poupança às pessoas”, afirmou o presidente do PSD.

Segundo Montenegro, um país “que chega ao fim de um ano e cobra mais nove mil milhões de euros em impostos do que no ano anterior (…) é um país que tem condições para baixar os impostos“. Por isso mesmo, o político pede que seja adotada “uma política fiscal que seja, não só previsível como, mais amiga das pessoas, famílias e empresas”.

O líder do principal partido da oposição falava aos jornalistas em Paris, afirmando: “Há condições para baixarmos o IRS e estimularmos mais o crescimento da economia, para que empresas como a que visitei hoje possam pagar melhores salários e reter a mão-de-obra”.

Anteriormente, já Catarina Martins se tinha manifestado acerca da medida IVA zero. A líder do BE não antecipa bons resultados e considera que será apenas “uma pequena descida [dos preços], sem grandes garantias”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro pede ao Governo para baixar IRS e adotar política fiscal “previsível”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião