Desemprego estabiliza em fevereiro na Zona Euro. Portugal ligeiramente acima da média

Em fevereiro, a taxa de desemprego na Zona Euro estava nos 6,6% e na UE em 6%. Embora o desemprego tenha caído em Portugal, continua acima da média europeia. O mesmo acontece com o desemprego jovem.

A taxa de desemprego na Zona Euro estabilizou durante o mês de fevereiro, fixando-se nos 6,6%, inalterada comparativamente a janeiro. Já a taxa de desemprego na União Europeia (UE) foi de 6%, ligeiramente abaixo dos 6,1% em janeiro e 6,2% em fevereiro do ano passado. Portugal, por sua vez, está acima da média europeia, com uma taxa de 6,8%, mostram os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

O gabinete de estatística da União Europeia estima que em fevereiro, 13.120 milhões de pessoas (das quais 11.142 milhões na Zona Euro) não tinham emprego. Face a fevereiro do ano anterior, o desemprego diminui na UE (247 mil) e também na Zona Euro (257 mil).

A taxa de desemprego feminina na UE foi mais acentuada comparativamente à masculina, 6,4% e 5,7%, respetivamente. Ambas também estáveis em relação ao mês anterior. Já na Zona Euro, o desemprego entre as mulheres situou-se nos 7% (abaixo dos 7,1% em janeiro de 2023) e entre os homens fixou-se nos 6,2% (estável em relação a janeiro).

Portugal está acima da média da UE e da Zona Euro, com uma taxa de desemprego de 6,8%. O valor representa uma quebra de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face a janeiro, mas um aumento de 1,2 p.p. em termos homólogos.

Espanha (12,8%), Grécia (11,4%) e Itália (8%) apresentaram as maiores taxas de desemprego entre os Estados-membros, enquanto a República Checa (2,4%), Polónia (2,8%) e Alemanha (2,9%) as menores.

Portugal na cauda da Europa no que toca a desemprego jovem

No que toca ao desemprego jovem (que compreende pessoas com menos de 25 anos), no passado mês de fevereiro estavam desempregados na UE 2.799 milhões de jovens, dos quais 2.283 milhões pertenciam à Zona Euro. A taxa de desemprego jovem rondava os 14,5% na UE e 14,4% na Zona Euro, representando, assim, um ligeiro aumento de 0,1 p.p. e nenhuma alteração face ao mês anterior, respetivamente.

Já em termos homólogos, as taxas apuradas em fevereiro representam um aumento de 0,2 p.p. na Zona Euro e de 0,3 p.p. na UE.

Portugal está, mais uma vez, acima da média europeia, com uma taxa de desemprego jovem que se situa nos 18,8%. O valor compara com os 20,9% apurados em janeiro e 19,9% apurados em fevereiro do ano passado.

Os valores mais preocupantes pertencem, por sua vez, à Grécia (29,7%), Espanha (29,3%) e Suécia (22,2%). Por outro lado, a Alemanha (5,7%), a República Checa (7,2%) e a Holanda (7,8%) são os países onde a taxa de desemprego jovem é mais baixa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza em fevereiro na Zona Euro. Portugal ligeiramente acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião