Taxa de juro dos depósitos das empresas é quase o dobro do que os bancos pagam pelas poupanças das famílias

Apesar de subir 9 pontos base em fevereiro para 0,65%, a taxa de juro dos depósitos dos particulares a um ano continua muito longe do que os bancos pagam às empresas pelas suas poupanças.

Em fevereiro, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou para 0,65%, cerca de nove pontos base acima dos 0,56% registados em janeiro. Porém, a remuneração dos depósitos dos particulares continua a situar-se bem abaixo da média da Zona Euro, que em janeiro situou-se nos 1,53%, e bem abaixo da remuneração paga pelos bancos pelas poupanças das empresas.

De acordo com informação divulgada esta sexta-feira pelo Banco de Portugal, a remuneração dos novos depósitos com prazo acordado acima de dois anos subiu 39 pontos base para 0,54%, “o valor mais alto em seis anos”.

A entidade liderada por Mário Centeno revela ainda que “os novos depósitos com prazo até um ano foram remunerados, em média, a 0,56% (0,43% em janeiro), e os novos depósitos de um a dois anos a 1,15% (1,13% em janeiro).”

Segundo o Banco de Portugal, o montante de novos depósitos a prazo de particulares foi de 5.900 milhões de euros, cerca de 3% acima dos 5.727 milhões de euros registados em janeiro.

Os dados do Banco de Portugal revelam também que a taxa de juro dos depósitos das empresas até um ano foi de 1,50%, ficando acima da remuneração oferecida em janeiro (1,05%), registando-se assim a maior subida mensal nos últimos 10 anos, mas mantém-se abaixo da média dos países da Zona Euro (1,97% em janeiro).

Isto significa que a banca nacional continua a remunerar melhor as poupanças das empresas do que a dos particulares, e em fevereiro esta diferença atingiu o valor mais elevado dos últimos 20 anos, com a taxa de juro dos depósitos a um ano das empresas a ser quase o dobro da taxa de juro oferecidas às famílias. Mas nem sempre foi assim.

Depois de um longo período de tempo a remunerar melhor as poupanças das famílias, desde outubro de 2021 que a política comercial da banca nacional inverteu-se, remunerando desde então melhor as poupanças das empresas do que as poupanças dos particulares.

Fonte: Banco de Portugal. Taxa de juro dos novos depósitos até um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro dos depósitos das empresas é quase o dobro do que os bancos pagam pelas poupanças das famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião