Governo teve “pressa política” para despedir, acusa antiga CEO da TAP

  • ECO
  • 31 Março 2023

A CEO demissionária da TAP vai contestar o despedimento por justa causa, que diz "carecer de fundamento legal".

Christine Ourmières-Widener acusa o Governo de ter tido “pressa política” em despedi-la da TAP, segundo a contestação da defesa da gestora, citada pela TVI/CNN. A CEO demissionária da companhia aérea vai contestar o despedimento por justa causa, que diz “carecer de fundamento legal”.

“O Governo, com a pressa política de decapitar a Requerente, tirou logo a conclusão de – já depois de ter exonerado a requerente pela televisão – pretender a mesma nos termos que ‘propõe’ nos projetos de deliberação unânime”, lê-se na contestação. A defesa da gestora vai assim defender que a “exoneração com justa causa, sem observância de procedimento prévio, carece de fundamento legal”.

A CEO foi demitida, em conjunto com o presidente do conselho de administração, Manuel Beja, depois de avaliado o relatório da Inspeção-Geral de Finanças sobre a saída de Alexandra Reis da TAP. Para a defesa de Christine Ourmières-Widener, o seu afastamento “integra uma estratégia política definida, pelo Governo, de encontrar alguém para ‘sacrificar’ – no caso a Requerente – pelos efeitos políticos associados à saída da eng.ª Alexandra Reis”.

Como os dois gestores foram demitidos com “justa causa”, não terão direito a qualquer indemnização, esclareceu Fernando Medina na altura. Sobre o pagamento de eventuais bónus relativos aos resultados alcançados, o ministro das Finanças disse apenas que “serão pagas as compensações legalmente devidas pela TAP no âmbito da lei”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo teve “pressa política” para despedir, acusa antiga CEO da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião