Cursos de Economia e Gestão vão ter aumento de vagas no ensino superior

Universidades e politécnicos públicos abrem um total de 3.160 lugares nas licenciaturas de Economia e Gestão em 2023. Formação de professores e tecnologias digitais valem recorde no concurso nacional.

O número de vagas nas licenciaturas em Economia e Gestão vão aumentar quase 1% no próximo ano letivo, de acordo com a análise feita pelo ECO aos dados divulgados este domingo para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público em 2023.

No total, mostra a informação publicada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as universidades e institutos politécnicos portugueses vão abrir um total de 3.160 vagas nas licenciaturas em Economia e em Gestão, o que compara com as 3.135 que abriram no ano letivo que está a decorrer.

Este aumento nestas duas áreas de estudo é justificado pelo acréscimo de 23 lugares nos cursos de Gestão, que passarão a ter um total de 2.046 vagas. A Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) vai continuar a liderar no número de alunos (295) seguido da Universidade do Porto (FEP), dos lisboetas ISEG (168) e ISCTE (176), e do Instituto Politécnico de Bragança (110). Em termos absolutos, é a Universidade do Minho que mais ganha (9), passando a ter 94 alunos.

Por outro lado, os cursos de Economia vão abrir 1.114 vagas em 2023/2024, ou seja, menos nove do que no presente ano letivo. Só cresce na Universidade da Beira Interior (UBI), baixando em Aveiro, no Minho, em Évora, na Madeira e nos Açores. As principais escolas mantêm o registo do ano anterior. Na área da Economia comandam a FEP (208), a Universidade de Coimbra (151, menos três), a Nova de Lisboa (195) e o ISEG (138).

Professores e tecnologias digitais valem recorde

No total do ensino superior, a primeira fase de acesso ao ensino superior público em 2023 terá 54.036 vagas destinadas ao concurso nacional – um novo máximo histórico – e ainda 697 para os concursos locais. O agregado de 54.733 lugares representa um aumento de 372 face às vagas que foram inicialmente disponibilizadas no ano letivo anterior.

A oferta de posições no ensino superior público em Portugal aumenta, assim, pelo oitavo ano consecutivo, ainda que a subida seja mais moderada do que há um ano, quando foram somadas 1.400. Esta listagem divulgada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior mostra um reforço de 2% em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais e de 12% nas licenciaturas em Educação Básica, em que foram acrescentadas uma centena de vagas.

Na Medicina, a subida foi de apenas sete lugares, para um total de 1.541, embora o Ministério liderado por Elvira Fortunato assinale que “é previsível que este número venha ainda a aumentar dado que, pela primeira vez, as vagas não ocupadas nos concursos especiais para titulares do grau de licenciado reverterão para a 1.ª fase do concurso nacional de acesso, maximizando-se assim a utilização das vagas disponíveis em Medicina nas instituições de ensino superior públicas”.

Mais vagas em formações apoiadas pelo PRR

Por outro lado, assinala ainda o Governo, foram fixadas 8.990 vagas em formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientadas para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026.

Esta informação é divulgada três meses mais cedo do que o habitual, “uma relevante antecedência face ao momento da candidatura”, justifica a tutela, de forma a cumprir “um dos objetivos da revisão do sistema de acesso ao ensino superior, já que garante que todos os candidatos possam conhecer antecipadamente os ciclos de estudo e vagas disponíveis e favorece uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais”.

Veja aqui a lista completa de vagas que vão abrir este ano no ensino superior

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cursos de Economia e Gestão vão ter aumento de vagas no ensino superior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião