239 mil pessoas ainda esperam cheque de 125 euros anunciado em setembro

  • ECO
  • 4 Abril 2023

Em causa está a ausência de um registo de IBAN (número de conta bancária para pagamentos) na Segurança Social Direta e na Autoridade Tributária.

Há ainda 239 mil pessoas que não receberam o apoio de 125 euros, que foi anunciado pelo primeiro-ministro em setembro como uma medida para responder à inflação, avança o Correio da Manhã (acesso pago). O pagamento ainda não foi feito porque para os contribuintes visados não existe nenhum registo de IBAN (número de conta bancária para pagamentos) nem na Segurança Social Direta nem na Autoridade Tributária.

Em causa estão 29 milhões de euros, que ainda não foram pagos a estes contribuintes por falta de informação. Os apoios foram pagos, na sua maioria, logo em outubro de 2022, sendo que o Fisco pagou ajudas a cerca de 4,6 milhões de beneficiários, num valor total de 617 milhões de euros. Estão abrangidos pela medida quem tivesse um rendimento de até 2.700 euros brutos por mês (37.800 euros anuais).

A Autoridade Tributária tinha anunciado que iria tentar fazer o pagamento todos os meses até abril, para as pessoas que não tivessem IBAN corretamente identificado. Agora, o Governo vai avançar com um despacho para que todos os beneficiários que ainda não tenham recebido este apoio extraordinário possam designar um IBAN alternativo, que pode ser de uma terceira pessoa, para receberem os pagamentos em falta (será retroativo).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

239 mil pessoas ainda esperam cheque de 125 euros anunciado em setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião