Já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS

Campanha de IRS arrancou a 1 de abril e estende-se até 30 de junho. Muitos contribuintes podem optar pelo IRS automático.

Quatro dias depois do arranque do prazo, já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS, segundo os dados disponibilizados no Portal das Finanças. A campanha de IRS deste ano, referente aos rendimentos de 2022, arrancou no sábado, dia 1 de abril, e prolonga-se até 30 de junho.

Neste momento, o Fisco já recebeu 1.003.423 declarações de IRS (sendo de ressalvar que o número pode conter ainda declarações de substituição referentes ao ano passado). Até ao final da tarde de segunda-feira já tinham sido entregues cerca de 727 mil declarações, o que significa que mais de 250 mil deram entrada desde aí.

Dados consultados na manhã de 5 de abril

Olhando para o histórico dos anos anteriores, em que são entregues entre cinco a seis milhões de declarações de IRS por ano, contando com substituições, já terão sido entregues quase 20% das declarações.

Vários contribuintes têm acesso ao IRS automático, pelo que terão mais facilidade em completar o processo, ao aceitar uma declaração pré-preenchida. Segundo os dados das Finanças, até segunda-feira mais de metade das declarações (51,3%) tinham sido entregues através do IRS Automático.

Apesar de alguns alertas de contabilistas para não entregar nos primeiros 15 dias, devido a possíveis erros nas declarações, muitos contribuintes entregam logo tendo em vista receber os reembolsos mais rápido. O Governo sinalizou que os reembolsos deverão ser pagos entre duas a três semanas depois da entrega da declaração. Geralmente, em anos anteriores, os primeiros pagamentos chegam às contas bancárias dos contribuintes na primeira quinzena do mês.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues mais de um milhão de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião