Banco polaco do BCP faz novas provisões de 175 milhões

  • ECO
  • 5 Abril 2023

O banco explica que as novas provisões estão relacionadas com "riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira" e alteração de metodologia.

O Bank Millennium voltou a fazer novas provisões. Em comunicado ao mercado, o banco polaco do BCP justifica a medida com “riscos legais relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira” e também por uma alteração de metodologia. No total, as novas provisões atingem os 175 milhões de euros.

Ainda assim, a instituição estima um “resultado líquido positivo no 1º trimestre de 2023 e similar ao reportado no 4º
trimestre de 2022″ – apresentou lucros de 54 milhões entre outubro e dezembro do ano passado.

Por um lado, as novas provisões relacionadas com os créditos dos francos suíços atingem os 484 milhões de zlotys (cerca de 103 milhões de euros), com impacto nas contas do primeiro trimestre de 2023.

Ao mesmo tempo, a administração polaca decidiu “ajustes de conservadorismo” no método de cálculo nas provisões para prevenir “potenciais tendências negativas”. Assim, haverá provisões adicionais de 337 milhões de zloty (71,9 milhões de euros) “para os empréstimos originados pelo Bank Millennium”.

O banco, detido em 50,1% pelo BCP, informa ainda que decidiu fazer provisões adicionais de 43 milhões de zloty (cerca de nove milhões de euros) para outros “riscos legais relacionados com a carteira de crédito originada pelo Euro Bank, mas sem impacto nos resultados líquidos”.

O Bank Millennium tinha no final do ano passado 2,9 milhões de clientes ativos, tendo conquistado quase mais 200 mil em 2022. Nesse ano, os depósitos aumentaram 4% e os empréstimos às famílias diminuíram 3%.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco polaco do BCP faz novas provisões de 175 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião