BRANDS' CAPITAL VERDE Millennium bcp lança Crédito à Promoção Imobiliária Verde

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 18 Abril 2023

O Millennium bcp acaba de lançar o Crédito à Promoção Imobiliária Verde - o CPI Verde - para promotores imobiliários que pretendam concretizar projetos ecofriendly.

Tendo a sustentabilidade como um dos grandes objetivos para 2023, o Millennium bcp acaba de lançar o Crédito à Promoção Imobiliária Verde – CPI Verde, vocacionado para promotores imobiliários que pretendam concretizar projetos ecofriendly, uma mais-valia para os seus clientes e para o ambiente.

Este crédito* visa constituir um estímulo para a construção e reabilitação de edifícios que sejam, cada vez mais, consonantes com o ecossistema onde se integram, cumprindo com os critérios da Taxonomia da UE de contribuição significativa para a mitigação ou adaptação às alterações climáticas e de “Do No Significant Harm”.

Entre outras valências, com esta nova oferta, o banco pretende financiar projetos de Promoção e Investimento Imobiliário, construção nova ou de reabilitação urbana, que permitam uma maior eficiência energética ou que reduzam os impactos dos eventos climáticos físicos materiais, assim como o desperdício, quer na edificação, quer na manutenção de edifícios residenciais ou não residenciais.

O CPI Verde tem também como objetivo promover a circularidade, de forma a garantir que grande parte dos resíduos da construção destes projetos estarão preparados para a reutilização, reciclagem ou outras formas de recuperação efetiva.

Ângela Monteiro, Responsável de Finanças Sustentáveis do Millennium, confirma que as empresas estão cada vez mais comprometidas com os critérios ESG (Environment, Social, Governance), e que “o que antes era opcional e, sobretudo, uma matéria de consciência, hoje é, cada vez mais, matéria obrigatória porque há requisitos regulatórios e legislativos”, e pode acarretar “risco de reputação”.

Isto é especialmente verdade no que toca ao investimento imobiliário, com os investidores e promotores imobiliários cada vez mais preocupados com as questões ambientais, procurando não só seguir as melhores práticas, como também garantir nos seus projetos mais certificações de sustentabilidade, como os selos LEED ou BREEAM, que vão valorizar os imóveis a longo prazo. Mas também os ocupantes, nomeadamente de escritórios, exigem este novo patamar de garantia de menor impacto ambiental e de maior eficiência.

Em paralelo, a Taxonomia UE “será essencial no acesso ao financiamento; os bancos terão um papel muito importante ao canalizar capital para este segmento dos edifícios que cumprem com os critérios da Taxonomia europeia”.

Assim, a banca deverá promover cada vez mais o financiamento dito “verde”, de forma a favorecer novas soluções de sustainable finance, entidades alinhadas com os esforços de descarbonização, ou que estiverem em fases de transição. Segundo Ângela Monteiro, estes compromissos serão “cada vez mais relevantes no acesso ao financiamento”. “Os bancos estão sujeitos a regulação específica nestes temas e eles próprios assumem compromissos de neutralidade carbónica e exigem integração do ESG nas decisões e condições de financiamento”, explica.

*Para aceder a este produto, os promotores imobiliários terão de apresentar junto do Millenium bcp um dos seguintes certificados de sustentabilidade dos edifícios: BREEAM com classificação Very Good a Outstanding, e/ou LEED com classificação Gold ou Platinum.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Millennium bcp lança Crédito à Promoção Imobiliária Verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião