Anacom: “Há condição para haver uma redução dos preços em Portugal”
Cadete de Matos espera que a entrada de mais um operador no mercado obrigue a Nos, a Meo e a Vodafone a baixarem os preços.
O presidente da Anacom, Cadete de Matos, acredita existir “condição para haver uma redução dos preços [praticados pelas empresas de telecomunicações] em Portugal”, que considera estarem “muito acima da média europeia”. Espera, por isso, que a entrada de mais um operador no mercado “obrigue” a Nos, a Meo e a Vodafone a baixarem os preços, noticia o Público (acesso pago).
Cadete de Matos não vê razões para a subida dos preços, na ordem dos 8% em fevereiro e março, pelas empresas de telecomunicações que alegam a subida dos custos energéticos e das matérias-primas necessárias para o desenvolvimento das redes. O responsável defende, por isso, a existência de ofertas e preços competitivos.
O presidente da Anacom espera, assim, que os valores sigam “a trajetória descendente que houve noutros países” com o surgimento das ofertas da romena Digi e da Nowo, defendendo a existência de “um incentivo concorrencial”. Aliás, o presidente da Anacom aponta ao Público que “a única razão pela qual os preços em Portugal ainda são mais elevados é porque de facto não tem havido um incentivo concorrencial”. Por fim, Cadete de Matos denuncia outra “situação em particular que tem sido muito grave e que aumentou no último ano”, que são as “fidelizações abusivas”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Anacom: “Há condição para haver uma redução dos preços em Portugal”
{{ noCommentsLabel }}