Governo diz que cabe à TAP fazer contas com o Fisco sobre o valor que Alexandra Reis tem de devolver

  • ECO
  • 12 Abril 2023

TAP pediu instruções à DGTF sobre o valor que tem de comunicar a Alexandra Reis para que seja devolvido. Finanças dizem que cabe à TAP fazer contas com o Fisco.

O chairman da TAP, Manuel Beja, disse que a companhia está a aguardar que a Direção-Geral do Tesouro e Finanças comunique a Alexandra Reis qual o valor da indemnização que tem de devolver à empresa.

No entanto, a DGTF atira essa responsabilidade para a TAP que terá de fazer contas com a Autoridade Tributária. Isto porque a ex-administradora Alexandra Reis recebeu a indemnização de 500 mil euros brutos em fevereiro de 2022 e pagou IRS, avançam o Expresso e o Observador.

No Parlamento, o chairman da TAP disse que a devolução desta verba aguardava instruções da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, que tem a tutela financeira da transportadora.

Manuel Beja disse ainda que, a 23 de março, a empresa enviou à DGTF um pedido de orientações sobre o que teria de ser devolvido, tendo em conta o cálculo de férias não gozadas e o IRS que a empresa entregou à Autoridade Tributária e Aduaneira. Ou seja, Alexandra Reis não recebeu os 500 mil euros, mas sim um valor líquido inferior porque há uma parte que foi entregue ao Estado e terá de ser devolvida à TAP, o que envolve um acerto de contas com o fisco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo diz que cabe à TAP fazer contas com o Fisco sobre o valor que Alexandra Reis tem de devolver

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião