Banco de Portugal investe 324 milhões em estrutura do FMI para apoio a países de baixo rendimento

  • Lusa
  • 17 Abril 2023

Em 2022, Portugal tinha-se comprometido a participar nos esforços para este apoio, através da canalização voluntária de Direitos de Saque Especiais.

O Banco de Portugal (BdP) assinou um acordo de investimento de aproximadamente 324 milhões de euros no ‘Poverty Reduction and Growth Trust’, uma estrutura do FMI para apoiar países de baixo rendimento.

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e a ‘managing director’ do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, assinaram o acordo de investimento do Banco de Portugal na conta de depósito e investimento do ‘Poverty Reduction and Growth Trust’ (PRGT), a principal estrutura do FMI para apoio financeiro a países de baixo rendimento”, indicou, em comunicado, o supervisor financeiro.

Em 2022, Portugal tinha-se comprometido a participar nos esforços para este apoio, através da canalização voluntária de Direitos de Saque Especiais (DSE).

Segundo a mesma nota, em causa está um investimento de 264 milhões de DSE, cerca de 324 milhões de euros, que deverá permitir, em 10 anos, reforçar as contas de subsidiação do PRGT em aproximadamente 14 milhões de euros ou 11 milhões de DSE. A cerimónia de assinatura decorreu em Washington, à margem das reuniões de Primavera.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal investe 324 milhões em estrutura do FMI para apoio a países de baixo rendimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião