Novobanco deixa Pharol. Vende posição de 9,55% por 6,5 milhões à DK

Banco vendeu participação de 9,55% da Pharol a uma empresa da Davidson Kempner, num negócio feito por 6,5 milhões de euros.

O Novobanco deixou de ser acionista da Pharol. O banco vendeu a participação de 9,55% que detinha na empresa aos americanos da Davidson Kempner, num negócio realizado por 6,5 milhões de euros.

A transação foi comunicada ao mercado em dois tempos. Primeiro a Pharol comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a venda feita pelo Novobanco relativamente a um bloco de cerca de 900 milhões de ações – correspondendo a 86 milhões de direitos e 9,55% do capital – à sociedade Burlington Loan Management, com sede na Irlanda. Esta sociedade é gerida pela Davidson Kempner. Logo a seguir, surgiu outro comunicado relativo à aquisição pela Burlington daquela participação por 6,5 milhões de euros.

Com este negócio, a Davidson Kempner passa a ser o segundo maior acionista da Pharol, apenas atrás da operadora brasileira Oi, que detém 10%.

A Pharol, antiga holding da Portugal Telecom (PT), está a explorar novos rumos para a sua atividade. Atualmente, limita-se a gerir a posição de 2,2% na Oi, bem como a tentar recuperar o máximo possível do investimento ruinoso de 897 milhões de euros da PT em dívida da Rioforte, uma sociedade que pertencia ao Grupo Espírito Santo. Registou prejuízos de 2,5 milhões de euros no ano passado.

Este não é o primeiro negócio do Novobanco com a Davidson Kempner, que já comprou várias carteiras de crédito malparado ao banco nos últimos anos.

Foi também a Davidson Kempner que fez o negócio imobiliário do ano passado, ao comprar à banca portuguesa uma carteira de ativos hoteleiros e outros imóveis que estavam parqueados nos fundos de reestruturação ECS, numa transação avaliada em cerca de 800 milhões de euros.

(Notícia atualizada às 22h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco deixa Pharol. Vende posição de 9,55% por 6,5 milhões à DK

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião