Hoje nas notícias: Carros elétricos, Azul e mais-valias
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A semana arranca com notícias sobre algumas medidas do Estado, como o apoio à compra de carros elétricos, que continua parado, bem como o alargamento do regime excecional das mais-valias do pacote “Mais Habitação”. Os jornais também dão conta do aumento dos preços do vidro, um desafio para a indústria das bebidas. Fique a par destas e doutras notícias que marcam a atualidade nacional.
Apoio do Estado à compra de carros elétricos em 2023 continua parado
A compra de carros elétricos em Portugal segue uma tendência positiva, tendo batido um novo recorde em março, mês em que não foi atribuído nenhum apoio para a aquisição deste tipo de veículo, porque as candidaturas ao incentivo à introdução de veículos elétricos continuam encerradas. Desde 2017 que o Estado tem prestado apoio aos portugueses interessados em comprar um carro elétrico. Ao Público, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática não prestou esclarecimentos.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Estado deve 189 milhões de euros à brasileira Azul por causa da TAP SGPS
O Estado ainda tem 189 milhões de euros para pagar à companhia aérea brasileira Azul, fundada por David Neelman. A dívida, que vence em junho de 2026, corresponde a 90 milhões de euros em obrigações subscritas pela Azul no âmbito da recapitalização da TAP e 99 milhões referentes a juros acumulados.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Preços “absurdos” do vidro geram revolta na indústria das bebidas
A crise energética tem resultado num aumento dos preços na produção do vidro — para níveis “absurdos” –, levando alguns players do setor das bebidas a ameaçar com queixas à Autoridade da Concorrência e a alertar para os riscos da sustentabilidade das PME em Portugal. Segundo o Dinheiro Vivo, as garrafas custam, atualmente, mais do dobro face a 2021. Em termos médios, o setor do vinho fala em acréscimos em média acima dos 55% e em novos aumentos no final de 2022 e início de 2023 de mais 20 a 40%, numa altura em que os custos energéticos retrocederam já para níveis de 2021. A Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal (ACIBEV) escreveu mesmo uma carta à congénere dos vidreiros, a AIVE, a avisar para o “forte impacto” que os preços altos estão a ter nas empresas.
Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).
Mais-valias das vendas de 2022 também têm benefício
O Governo decidiu alargar a medida que prevê que as mais-valias resultantes da venda de imóveis e que sejam usadas para amortizar empréstimos para compra de habitação própria fiquem isentas do pagamento de imposto. Agora, além das transmissões feitas em 2023 e 2024, também são abrangidas as realizadas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2022.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
PSD ultrapassa PS, mas só há maioria à direita com o Chega
O PSD já ultrapassou o PS nas sondagens, registando 28,6% das intenções de voto na mais recente sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF. O PS conta com 28,3% dos votos dos inquiridos neste barómetro, menos 13 pontos face às legislativas. No entanto, apenas há maioria à direita com o Chega, que se mantém no terceiro lugar, com 12,1% das intenções de voto. O BE (6,3%) superou a IL (6,1%).
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Carros elétricos, Azul e mais-valias
{{ noCommentsLabel }}