BRANDS' CAPITAL VERDE Jinko Solar anuncia resultados do primeiro trimestre de 2023

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 4 Maio 2023

Os resultados do primeiro trimestre da Jinko Solar demonstram um crescimento de 60% nas vendas relativamente ao ano anterior.

A Jinko Solar, um dos maiores e mais inovadores fabricantes de módulos solares do mundo, anunciou os seus resultados financeiros não auditados relativamente ao primeiro trimestre, encerrado em 31 de março de 2023.

A queda nos preços do polissilício estimulou a procura por módulos no primeiro trimestre do ano. Por essa razão, as vendas trimestrais de módulos da Jinko Solar aumentaram mais de 60% em relação ao ano anterior. Também as vendas para o mercado chinês aumentaram mais de duas vezes em relação ao ano anterior.

A visibilidade da carteira de encomendas da empresa para 2023 excede os 60%, sendo as encomendas no estrangeiro o principal contributo para este número. As entregas de módulos do tipo N no primeiro trimestre foram de aproximadamente 6 GW, tendo mantido um prémio competitivo em relação aos módulos do tipo P. A eficiência da produção em massa de células TOPCon do tipo N atingiu 25,3%.

A Jinko Solar Co., Ltd. (“Jiangxi Jinko”), principal subsidiária operacional da empresa, emitiu títulos conversíveis no valor de RMB10 bilhões para apoiar a expansão da capacidade para o tipo N avançado.

Destaques operacionais e financeiros do primeiro trimestre de 2023

As vendas trimestrais foram de 14.490 MW (13.038 MW para módulos solares e 1.452 MW para células e wafers), o que denota uma queda de 12,8% sequencialmente e um aumento de 72,7% ano a ano. Já a receita total foi de RMB23,33 bilhões (US$3,40 bilhões), uma queda sequencial de 22,2% e um aumento de 58,0% em relação ao ano anterior. A diminuição sequencial foi atribuída, principalmente, a uma diminuição no envio de módulos solares. O aumento ano a ano foi atribuído, principalmente, a um aumento na venda de módulos solares devido à crescente procura do mercado global.

O lucro bruto foi de RMB4,04 bilhões (US$588,4 milhões), com uma queda de 4,0% sequencialmente e um aumento de 81,5% em relação ao ano anterior. A margem bruta foi de 17,3%, em comparação com 14,0% no quarto trimestre de 2022 e 15,1% no primeiro trimestre de 2022.

O lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários da JinkoSolar Holding Co., Ltd foi de RMB788,7 milhões (US$ 114,8 milhões), em comparação com RMB665,0 milhões no quarto trimestre de 2022 e RMB28,9 milhões no primeiro trimestre de 2022.

O lucro líquido ajustado atribuível aos acionistas ordinários da JinkoSolar Holding Co., Ltd, que exclui o impacto de uma mudança no valor justo das notas seniores conversíveis, de uma mudança no valor justo do investimento de longo prazo e das despesas de compensação com base em ações, foi de RMB836,4 milhões (US $ 121,8 milhões), em comparação com RMB267,8 milhões no quarto trimestre de 2022 e RMB328,4 milhões no primeiro trimestre de 2022.

Os ganhos básicos e diluídos por ação ordinária foram de RMB3,91 (US$0,57) e RMB3,74 (US$0,54), respetivamente. Isso traduz-se em ganhos básicos e diluídos por ADS de RMB15,62 (US$2,28) e RMB14,95 (US$2,18), respetivamente.

“Estamos satisfeitos por registar melhorias ano após ano nos envios de módulos, nas receitas totais e na margem bruta. Com a volatilidade dos preços do polissilício no primeiro trimestre, ajustámos a nossa estratégia da cadeia de fornecimento para controlar eficazmente os custos. Entretanto, o rácio de expedição de produtos do tipo N aproximou-se de quase 50% do total das nossas expedições de módulos, graças à sua elevada eficiência e à nossa sólida rede de comercialização global, o que contribuiu parcialmente para a melhoria da nossa rentabilidade”, afirmou Xiande Li, Presidente e Diretor Executivo da JinkoSolar.

O crescimento da procura de energia fotovoltaica no primeiro trimestre manteve-se forte, apesar de alguns fatores sazonais. O mercado chinês beneficiou da queda dos preços da energia fotovoltaica e dos atrasos nos projetos fotovoltaicos a partir de 2022. As novas instalações de energia fotovoltaica atingiram 33,7 GWac, representando um aumento de 154,8% em relação ao ano anterior. Como resultado, a instalação acumulada de energia fotovoltaica ultrapassou, pela primeira vez, a da energia hidroelétrica, tornando a energia fotovoltaica a segunda maior fonte de energia na China.

Além disso, as exportações de células e módulos solares da China para os mercados estrangeiros mantiveram-se fortes no primeiro trimestre. O total de vendas de módulos e células para o exterior atingiu US$ 13,1 bilhões no primeiro trimestre, representando um aumento de 15,3% em relação ao ano anterior.

Desde o segundo trimestre, à medida que os jogos de preços entre diferentes segmentos ao longo da cadeia de abastecimento se estabilizaram relativamente, o preço do polissilício começou a diminuir moderadamente e os preços atuais dos módulos têm sido suficientemente atrativos para melhorar a economia de muitos projetos fotovoltaicos.

Com a libertação gradual de mais volumes de produção ao longo do ano, é esperado que a escassez da oferta de polissilício diminua e que a descida do preço do polissilício irá libertar uma grande procura no mercado. Espera-se, ainda, que os principais fabricantes aumentem a sua quota de mercado graças a uma gestão mais forte da cadeia de abastecimento, à sua presença no mercado e ao poder da sua I&D e dos seus produtos.

“Estamos otimistas quanto à procura do mercado global e às oportunidades trazidas pelas novas tecnologias em 2023. Continuaremos a investir em I&D e na capacidade avançada do tipo N para reforçar a nossa liderança no tipo N em termos de capacidades de produção em massa, desempenho dos produtos e custos”, continuou o presidente.

A segunda fase da capacidade das células TOPCon de 11 GW em Jianshan atingiu a produção total e a eficiência média de produção em massa das células TOPCon de 182 mm do tipo N atingiu 25,3%. A empresa também melhorou a cadeia ecológica do tipo N, reforçando constantemente as vantagens competitivas globais do módulo de célula wafer do tipo N, com a melhoria da gestão da cadeia de abastecimento de materiais essenciais e auxiliares, a iteração de tecnologias de base e a melhoria dos processos.

No final do primeiro trimestre, os envios de módulos do tipo N ultrapassaram os 16 GW, dando apoio a centenas de projetos a nível mundial no ano passado. Em Janeiro de 2023, a empresa lançou a família de painéis Tiger Neo de segunda geração. A eficiência do módulo da família Tiger Neo atualizada de 445Wp para 54 células, 615Wp para 72 células e 635Wp para 78 células foi de até 22,27%, 23,23% e 22,72%, respetivamente. Até ao final de 2023, é esperado que a eficiência das células do tipo N produzidas em massa atinja 25,8%, o que melhorará ainda mais o desempenho dos módulos do tipo N.

Até ao final de 2023, a empresa pretende que a capacidade de células do tipo N represente mais de 70% da capacidade de células solares da Jinko Solar.

Lucro das operações e margem operacional

A receita de operações no primeiro trimestre de 2023 foi de RMB1,21 bilhão (US $ 176,4 milhões), em comparação com RMB614,4 milhões no quarto trimestre de 2022 e RMB40,8 milhões no primeiro trimestre de 2022. A margem de lucro operacional foi de 5,2% no primeiro trimestre de 2023, em comparação com 2,0% no quarto trimestre de 2022 e 0,3% no primeiro trimestre de 2022.

As despesas operacionais totais no primeiro trimestre de 2023 foram de RMB2,83 bilhões (US $ 412,0 milhões), uma redução de 21,3% em relação aos RMB3,59 bilhões no quarto trimestre de 2022 e um aumento de 29,4% em relação aos RMB2,19 bilhões no primeiro trimestre de 2022. A diminuição sequencial deveu-se principalmente a uma diminuição nos custos de envio de módulos solares e uma diminuição na perda por imparidade de bens, instalações e equipamentos, e o aumento ano após ano foi principalmente atribuível a uma perda crescente de alienação de bens, instalações e equipamentos e a um aumento nas taxas de sobre-estadia.

As despesas operacionais totais representaram 12,1% da receita total no primeiro trimestre de 2023, em comparação com 12,0% no quarto trimestre de 2022 e 14,8% no primeiro trimestre de 2022.

Destaques das operações e perspetivas de negócios

As perspetivas da empresa quanto à procura no mercado global e às oportunidades trazidas pela tecnologia do tipo N são otimistas. A Jinko Solar pretende manter a posição de liderança nos módulos do tipo N através da interação tecnológica, da melhoria da capacidade de produção em massa e da otimização dos custos.

Até ao final de 2023, a empresa espera que a eficiência das células do tipo N produzidas em massa atinja 25,8% e que o custo integrado dos módulos do tipo N se mantenha competitivo em relação aos módulos do tipo P. Espera, também, que a proporção de vendas de módulos do tipo N dentro das vendas totais de módulos atinja cerca de 60% em 2023, uma vez que prevê uma forte procura por produtos de alta eficiência de um número crescente de mercados e clientes.

As perspetivas de negócio da empresa baseiam-se nos pontos de vista e estimativas atuais da administração relativamente às condições de mercado, à capacidade de produção, à carteira de encomendas da empresa e ao ambiente económico global. Estas perspetivas estão sujeitas à incerteza quanto à procura do cliente final e aos calendários de venda. Os pontos de vista e as estimativas da direção estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Para o segundo trimestre de 2023, a empresa espera que as suas vendas de módulos estejam na faixa de 16,0 GW a 18,0 GW. Já para todo o ano de 2023, a empresa estima que suas vendas de módulos estejam na faixa de 60,0 GW a 70,0 GW. Relativamente à capacidade de produção anual de mono wafer, célula solar e módulo solar, a empresa pretende atingir 75,0 GW, 75,0 GW e 90,0 GW, respetivamente, até ao final de 2023.

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