Líder do PSD diz que “governo falhou” e aguarda avaliação de Marcelo
Luís Montenegro considera que o Presidente da República já devia ter falado com o primeiro-ministro por causa das polémicas em torno da TAP. "Governo falhou" e está "suspenso", acusou líder do PSD.
“O governo falhou” e António Costa “perdeu a capacidade” para liderar um Executivo com vários ministros “diminuídos” e “fragilizados”, acusou o líder do PSD, Luís Montenegro, que aguarda pela avaliação do Presidente da República, depois de ouvir o primeiro-ministro, para resolver a situação de suspensão em que se encontra o país.
“Estamos a atingir um momento de exaustão completa”, disse o presidente dos sociais-democratas em declarações transmitidas pela Sic Notícias, numa visita à feira Ovibeja.
“Enquanto partido alternativo e responsável, aguardamos com serenidade as decisões do primeiro-ministro e do Presidente da República. (…) Se gostaria que o Presidente já tivesse falado com o primeiro-ministro? Gostaria que já tivesse acontecido, pois o país não pode estar suspenso com a ausência do primeiro-ministro. O governo está suspenso por sua incapacidade de lidar”, afirmou.
Para Montenegro, o “governo não pode ficar embrulhado na bagunça que tem envolvido a sua atividade nestes últimos meses”. Então, “ou governo muda ou país tem de mudar de governo, isso far-se-á através dos instrumentos da democracia e da Constituição”.
Enquanto estamos a discutir questões internas do Governo, “devíamos estar a projetar Portugal para um ciclo de crescimento robusto e duradoura e que aproveitasse milhares de milhões da UE”, acrescentou.
Montenegro disse ainda não estar completamente esclarecido sobre o caso que envolve o ministro das Infraestruturas e o ex-adjunto. Nomeadamente em relação à intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação do computador que Frederico Pinheiro levou do ministério.
“Os serviços de informação não estão à disposição do governo para os trabalhos que entende solicitar”, começou por dizer em relação a este assunto, antes de colocar várias questões que quer ver “cabalmente” respondidas.
“Os serviços de informação têm uma lei própria que rege o seu funcionamento, tem uma secretaria geral que tem de zelar pelo cumprimento e que tem de dar conhecimento daquilo que faz ao PM, que por sua vez tem de dar conhecimento ao Presidente da República. O Presidente da República já foi informado sobre o que andaram a fazer os serviços de informação? Quem é que deu a ordem? O que é a secretária-geral do sistema de informação da República tem para dizer? O que é que o primeiro-ministro tem para dizer?”, questionou Montenegro.
Sobre a TAP, o líder do PSD diz estar há 27 dias à espera de uma resposta de António Costa, mas o primeiro-ministro “há 27 dias que se anda a esconder”.
“Se o primeiro-ministro se esconde, isso é mais uma demonstração que está sem força de liderança para continuar a exercer a função”, reiterou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Líder do PSD diz que “governo falhou” e aguarda avaliação de Marcelo
{{ noCommentsLabel }}