Costa vai a Belém antes de Marcelo falar ao país
O primeiro-ministro vai a Belém para a reunião semanal com o Presidente da República antes de Marcelo Rebelo de Sousa falar ao país pelas 20 horas, sabe o ECO.
O primeiro-ministro vai a Belém para reunir com o Presidente da República, antes de Marcelo Rebelo de Sousa falar ao país, sabe o ECO.
Em causa está a reunião semanal ordinária entre António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa, mas o encontro, marcado para as 18 horas, acontece horas antes de o Presidente da República, pelas 20 horas, se dirigir ao país sobre a situação política do país.
O encontro acontece ainda num clima de tensão entre o primeiro-ministro e o Presidente, dois dias depois de Costa ter decidido contrariar a vontade de Marcelo em manter João Galamba como ministro das Infraestruturas.
O primeiro-ministro passou o dia no concelho de Braga, onde reuniu o Conselho de Ministros e, questionado pelos jornalistas sobre o caso Galamba, António Costa disse apenas que “sobre isso [caso Galamba] já disse o que tinha a dizer”, referiu.
Em causa estão as várias polémicas que envolveram o Ministério das Infraestruturas, a TAP e a demissão de um adjunto que acusou o ministro de ter tentado mentir à CPI. O caso envolve ainda a atuação do SIS na recuperação do computador do ex-adjunto, com contornos ainda por conhecer.
Na terça-feira à noite, depois de ter reunido com o Presidente da República, António Costa anunciou que apesar do episódio “deplorável” decidiu rejeitar o pedido de demissão de João Galamba.
E enquanto o primeiro-ministro ainda falava, Marcelo Rebelo de Sousa divulgou uma nota a frisar que “discorda da posição deste quanto à leitura política dos factos e quanto à perceção deles resultante por parte dos portugueses, no que respeita ao prestígio das instituições que os regem”.
O chefe de Estado salientou ainda que “não pode exonerar um membro do Governo sem ser por proposta do primeiro-ministro”.
Nessa mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa mencionou também que ao apresentar o seu pedido de demissão, João Galamba invocou “razões de peso relacionadas com a perceção dos cidadãos quanto às instituições políticas” e que o primeiro-ministro “entendeu não o fazer, por uma questão de consciência, apesar da situação que considerou deplorável”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Costa vai a Belém antes de Marcelo falar ao país
{{ noCommentsLabel }}