Rede de carregamento de veículos elétricos somará dez mil pontos em 2024

Atualmente, a rede de pontos de carregamento de veículos elétricos situa-se nos 7.251. Mobi.E estima que número de pontos instalados este ano serão mais que em 2022, e atingirá os 10 mil em 2024.

Os pontos de carregamento de veículos elétricos em Portugal somam e seguem, e deverão chegar ao patamar dos dez mil em 2024. De acordo com a Mobi.E, empresa responsável pela gestão e monitorização da rede de mobilidade de carros elétricos, em março, mês em que se registou um número recorde de carregamentos — 289 mil — existiam cerca de 7.251 pontos de carregamento espalhados por todo o país.

Fonte oficial indica ao ECO/Capital Verde que as estimativas apontam para que o número de pontos de carregamento este ano “será superior ao de 2022” e que, até ao final de 2024, o total de pontos na rede será de dez mil. No ano passado, foram integrados na rede 1581 postos de carregamento, dos quais 1032 são de acesso público, tendo sido integrados na rede mais 2398 pontos de carregamento.

De acordo com os dados da Mobi.E, existem atualmente 53 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, estão disponibilizados 72 tomadas, novamente em média.

Entre os comercializadores, a Galp é quem lidera, com o maior número de postos de carregamento para veículos elétricos. Segundo a Mobi.E, a petrolífera detém 813 postos de carregamento, enquanto a EDP Comercial acumula 592, a KLC acompanha com 574 postos e a PowerDot regista 454 carregadores.

O crescimento dos postos de carregamento acompanha a evolução da procura por carros elétricos. De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), nos primeiros quatro meses do ano, o número de novos veículos elétricos matriculados aumentou 65,8% para 29.876 unidades, face a igual período do ano anterior. A evolução deste segmento em abril foi de 61,3% comparativamente ao mesmo mês do ano passado.

A Mobi.E indica que, da parte da E-redes, é dada a garantia de que a rede elétrica “está preparada” para dar resposta aos atuais níveis de consumo, “uma vez que ela própria se vai adaptando e crescendo em função das necessidades do país”. De momento, a utilização da rede pública de carregamento “raramente” ultrapassa os 25% da totalidade existente, “pelo que está preparada para absorver o crescimento expectável de veículos 100% elétricos e plug-in“, assegura a gestora.

Até 2 de maio, a potência dos postos de carregamento era equivalente a 188.643 kilowatts (kW), “ou seja, Portugal tem uma potência disponível cerca de 68% acima da meta que terá de cumprir aquando da aprovação do novo Regulamento europeu Alternative Fuel Infrastructure Regulation (AFIR)”, esclarece a entidade.

Quanto ao tipo de carregadores, a maioria são semirrápidos (1915) e normais (273), representando 63% do total dos postos que integram a rede, ao passo que os carregadores rápidos pesam 33% do total. É nos municípios do litoral que estão concentrados o maior número de tomadas, ainda segundo os dados da Mobi.E.

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