Navigator com lucros históricos no primeiro trimestre de 72 milhões de euros

  • ECO
  • 10 Maio 2023

Nos primeiros três meses do ano, a Navigator faturou mais de 500 milhões de euros e teve lucros de 72 milhões de euros. Foram os resultados mais tão elevados num primeiro trimestre.

A Navigator NVG 0,53% teve um primeiro trimestre histórico. De acordo informação divulgada esta quarta-feira, a empresa liderada por António José Pereira Redondo fechou os primeiros três meses do ano com lucros de 72 milhões de euros, cerca de 42% acima dos resultados registados no primeiro trimestre de 2022. Mas são também os resultados líquidos mais elevados de sempre registados pela Navigator num primeiro trimestre.

Os resultados apresentados mostram também um crescimento homólogo de 1,8% do volume de negócios para 501 milhões de euros e um aumento de 7,5% do EBITDA para 130,7 milhões de euros.

“Após um ano de forte escassez de oferta no mercado, levando a um volume anormal de encomendas na indústria, o primeiro trimestre de 2023 foi marcado pela acumulação de um elevado volume de stocks em toda a cadeia de distribuição, que condicionou significativamente a procura em todos os segmentos de pasta, papel UWF e papel de embalagem”, justifica a empresa em comunicado.

Os resultados do primeiro trimestre mostram também um aumento homólogo da margem de lucro operacional em 1,4 pontos percentuais, com o EBITDA a passar de um valor equivalente a 24,6% no primeiro trimestre de 2022 para 26,1% no primeiro trimestre deste ano; num período marcado “pela redução expressiva dos preços da pasta”, refere a empresa.

Do ponto de vista financeiro, os números da Navigator revelam uma melhoria homóloga da rendibilidade dos capitais próprios em 3 pontos percentuais para os atuais 22,1%, um aumento de 3,8 pontos percentuais da autonomia financeira para 44,4%. Além disso, a Navigator ainda registou uma redução de 8% da dívida líquida remunerada face ao quarto trimestre de 2022, dos anteriores 382 milhões de euros para os atuais 351 milhões de euros.

No quadro financeiro, é ainda de destacar a evolução do investimento da empresa, apesar do atual contexto político-económico muito imprevisível, que se espelha em 41,7 milhões de euros investimentos nos primeiros três meses do ano, quase três vezes mais do valor registado um ano antes.

“O grupo mantém o plano ambicioso de diversificação e de desenvolvimento de produtos, nomeadamente nos segmentos de tissue e packaging“, refere a empresa, sublinhando os 15,1 milhões de euros classificados como investimento em ambiente ou de cariz sustentável.

As ações da Navigator acumulam perdas de 2% desde o início do ano, depois de em 2022 ter acumulado ganhos de 12,5% (já considerando os dividendos distribuídos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator com lucros históricos no primeiro trimestre de 72 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião