Digi deverá ter “preços mais baixos”, mas é “ilusão de benefício”, dizem operadoras

Líderes da Meo e da Nos estão expectantes com entrada de um novo concorrente em Portugal. Mas avisam que não há espaço para mais um player a explorar o mercado.

Os líderes da Meo e da Nos mostraram-se expectantes com a entrada dos romenos da Digi no setor português de telecomunicações, mas têm dúvidas de que seja sustentável ter quatro empresas a explorar o mercado. No congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que decorre esta quarta-feira em Lisboa, ambos disseram acreditar que o novo concorrente vai oferecer preços mais baixos para tentar conquistar quota.

32º Digital Business Congress APDC - 10MAI23
Ana Figueiredo, Luís Lopes e Miguel Almeida. Os CEO das três operadoras de telecomunicações à conversa com António Costa, publisher do ECO.Hugo Amaral/ECO

“Penso que [a Digi vai] competir pelo preço e, obviamente, para nos desafiar”, disse Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal. “É uma grande incógnita o posicionamento estratégico desse novo operador. Tem-se ouvido pouco. Não sabemos os objetivos, o que o traz ao mercado, qual o seu posicionamento. Já entraram vários e iremos competir pela melhor qualidade de serviço”, afirmou a gestora.

Já o presidente executivo da Nos, Miguel Almeida, admitiu que, “no curto prazo”, a entrada de uma nova empresa de telecomunicações no mercado se “traduza em preços mais baixos, porque é absolutamente essencial para quem tem zero de quota ganhar escala mínima”.

No entanto, o gestor disse que “não há espaço para mais operadores” e que países bem menores do que Portugal têm apenas três operadores. Por isso, segundo Miguel Almeida, é “evidente a criação de valor económico para quem faz essa jogada. Quem faz uma jogada destas, de criação de valor acionista, entra, destrói, faz confusão e, para sair, vai ser remunerado por isso. É uma ilusão de benefício para o consumidor”, rematou.

A Digi é uma empresa romena que se prepara para lançar ofertas comerciais de 5G e fibra ótica em Portugal. A companhia entrou no mercado com a compra de licenças 5G no leilão da Anacom, num investimento superior a 67 milhões de euros só na aquisição dos direitos para usar as frequências. A Digi ainda não revelou oficialmente o calendário dos investimentos nem se apresentou formalmente ao mercado.

(Notícia atualizada pela última vez às 19h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Digi deverá ter “preços mais baixos”, mas é “ilusão de benefício”, dizem operadoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião