Comunistas alertam para riscos de normalização das relações entre ministérios e SIS

  • ECO
  • 12 Maio 2023

António Filipe "estranha" a noção de que um ministro possa pedir diretamente a atuação do SIS e sublinha ser "mau" que se crie a ideia de que os Ministérios e o SIS se podem relacionar.

O Partido Comunista alertou para os riscos de serem normalizadas relações entre Ministérios e os Serviços de Informações de Segurança (SIS), na sequência da intervenção das secretas no processo de recuperação do computador do ex-adjunto de João Galamba, Frederico Pereira.

Em entrevista ao Público (acesso condicionado) , António Filipe afirma que é “absolutamente estranho” a noção de que um ministro possa pedir diretamente a atuação do SIS num caso concreto, especialmente quando este é “inequivocamente” de natureza policial. “Não é qualquer gabinete nem qualquer ministro que se pode dirigir diretamente aos serviços de informações para uma atuação concreta”, argumentou, sublinhando ser “mau” que se crie a ideia de que os Ministérios e o SIS se podem relacionar.

O comunista defende que devem ser apuradas responsabilidades e prestados esclarecimentos políticos quanto à intervenção das secretas num episódio que caracteriza como “ilegal” e “insólito”, mas rejeitou o recurso a uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Não creio que seja grande ideia”, diz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comunistas alertam para riscos de normalização das relações entre ministérios e SIS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião