Preço do gás natural toca novo mínimo desde julho de 2021

Níveis de gás armazenado, clima ameno e contributo das renováveis têm resultado numa desvalorização do preço do gás. Contratos para entrega em junho tocam novo mínimo desde 2021.

O preço do gás natural na Europa atingiu um novo mínimo de 22 meses, tendo arrancado a manhã desta segunda-feira a negociar nos 31,66 euros por megawatt-hora (MWh), cotação que não se via desde julho de 2021.

Pelas 9h00 desta segunda-feira, o contrato de gás TTF para entrega em junho, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, estava a valorizar 1,2%, para 33 euros MWh.

Desde o início do ano que o preço do gás tem estado em queda, não só devido aos níveis de gás abastecido nos stocks europeus — em março, as reservas estavam nos 56%, de acordo com os dados da Comissão Europeia –, mas também por causa do tempo mais ameno e do maior recurso às energias renováveis para a produção de eletricidade.

Apesar desta queda, os analistas consultados pela Bloomberg antecipam a possibilidade de um aumento dos preços nas próximas semanas, à medida que se aproxima a época do verão. Isso poderá ser resultado de um maior consumo deste combustível para alimentar sistemas de arrefecimento, como ar condicionado, numa altura em que os Estados-membros têm que voltar a reabastecer os stocks de gás antes do próximo inverno.

O preço do gás na Europa mostra assim sinais de estabilização, depois de, em 2022, na sequência da guerra na Ucrânia, terem atingido níveis recorde. Recorde-se que em agosto os contratos de gás chegaram a superar os 300 euros por MWh, tendo os preços entrado em declínio a partir de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural toca novo mínimo desde julho de 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião