CGD vai cortar spreads a famílias que encaixem no crédito bonificado

  • ECO
  • 25 Maio 2023

O apoio será temporário, no segundo semestre do ano, consubstanciando-se na redução de 50 pontos base do juro cobrado nos créditos à habitação.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai cortar o spread pago pelas famílias que encaixem no crédito bonificado, uma medida apresentada pelo Governo para mitigar o aumento do custo de vida e que entrou recentemente em vigor, escreve o Expresso (acesso pago). O banco público vai avançar com uma redução de 50 pontos base no crédito à habitação para as famílias com dificuldades em pagar a prestação da casa e que cumpram as regras do novo decreto-lei.

“Às pessoas em condições mais frágeis, aproveitando o enquadramento definido para o crédito bonificado, iremos fazer uma revisão [do spread do empréstimo à habitação], analisando caso a caso”, afirmou o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, no CEO Banking Forum, um espaço de debate promovido pela SIC e pelo Expresso e que juntou os líderes dos principais bancos nacionais.

Segundo o banqueiro, a medida irá avançar no segundo semestre deste ano como forma de “complementar os esforços do Governo”. A bonificação destina-se a famílias com créditos à habitação até 250 mil euros, celebrados até 15 de março de 2023, e que apresentem uma taxa de esforço igual ou superior a 35% do seu rendimento anual com o valor das prestações anuais do crédito, tendo também em conta o rendimento das famílias e estando apenas disponível para famílias com rendimentos até ao sexto escalão de IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD vai cortar spreads a famílias que encaixem no crédito bonificado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião