DBRS melhora ratings da CGD e revê perspetiva para “estável”

  • Lusa
  • 25 Maio 2023

A subida da notação “teve em consideração a melhoria da rentabilidade, bem como a manutenção de uma sólida capitalização e uma estável posição de liquidez”.

A agência de notação financeira DBRS Morningstar melhorou os ratings a longo e a curto prazo e dos depósitos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tendo revisto a perspetiva para “estável”, anunciou esta quarta-feira o banco público.

Num comunicado enviado esta noite ao mercado, a CGD refere que a DBRS Morningstar subiu o rating de longo prazo (‘Long Trem Issuer Rating’) de BBB para BBB (alto) e o rating de curto prazo (‘Short-Term Issuer Rating’) de R-2 (alto) para R-1 (baixo).

O indicador referente aos depósitos (‘Deposit Rating’) subiu de BBB (alto) para A (baixo), acrescenta o banco no comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A CGD assinala ainda que “a tendência destes ratings foi revista para ‘estável’”.

Segundo a nota, a subida dos níveis “teve em consideração a melhoria da rentabilidade, bem como a manutenção de uma sólida capitalização e uma estável posição de liquidez”.

O banco, liderado por Paulo Macedo, acrescenta que “a tendência ‘estável’ reflete uma visão de que a Caixa se encontra numa posição mais robusta para enfrentar um enquadramento mais exigente em resultado da subida de taxas de juro e maior incerteza económica”.

A Caixa teve lucros de 285 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 95% que nos primeiros três meses de 2022, tendo aumentado, nesse período, a margem financeira em 129,7%, para 611 milhões de euros e as comissões líquidas 2% para 149 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DBRS melhora ratings da CGD e revê perspetiva para “estável”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião