Ministério Público investiga favorecimentos de Câmara de Lisboa ao Benfica

  • ECO
  • 26 Maio 2023

O processo remonta a 2015, quando Fernando Medina liderava o município de Lisboa e Luís Filipe Vieira era o presidente do clube encarnado.

O Ministério Público encontra-se em investigações por suspeitar que a Câmara de Lisboa poderá ter concedido ao Benfica a isenção de uma taxa urbanística no valor de cerca de 1,7 milhões de euros, relacionada com obras realizadas no complexo do Estádio da Luz, segundo o Correio da Manhã (acesso pago).

O processo remonta a 2015, quando Fernando Medina liderava o município de Lisboa e Luís Filipe Vieira era o presidente do clube encarnado. A suspeita é de que a autarquia lisboeta terá concedido uma isenção da taxa pela realização, manutenção e reforço de infraestruturas urbanísticas (TRIU) e da compensação urbanística em obras realizadas no complexo do Estádio da Luz.

O então vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, que está a colaborar com o Ministério Público na Operação Tutti Frutti, será um dos focos centrais da investigação do Ministério Público e da PJ, indica o Correio da Manhã. O valor da taxa urbanística de que o Benfica poderia ter isenção consta num despacho de Salgado — datado de 4 de março de 2015 — onde é revelado um montante total de 1.738.589 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público investiga favorecimentos de Câmara de Lisboa ao Benfica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião