Sonae exporta iServices para a Europa e “repara” mais dez lojas em Portugal

Empresa de reparação de equipamentos, desde 2019 nas mãos da Worten, faturou 30 milhões em 2022. Com 45 lojas em Portugal e duas nas Canárias, vai abrir mais uma dezena no país e nove no estrangeiro.

Com um total de 45 lojas em Portugal e nas ilhas Canárias (Espanha), a iServices prepara-se para abrir mais dez novas lojas em território nacional e outras nove espalhadas por vários países europeus, adiantou ao ECO o presidente executivo da marca especializada na reparação de dispositivos móveis, que há pouco mais de três anos foi comprada pela retalhista de eletrónica Worten.

Em Portugal, Bruno Borges traça o objetivo de “chegar primeiramente a todos os distritos nos quais ainda não [tem] presença física e, gradualmente, vir a estar presente em todas as principais cidades do país”. No mercado internacional, o plano da empresa pertencente ao grupo Sonae passa por abrir as primeiras lojas nos países onde já tem o negócio online “bastante consolidado”.

“Atualmente, já exportamos os nossos produtos para diversos países europeus, nomeadamente Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália, através dos diferentes marketplaces onde estamos presentes através do nosso negócio online. Vamos continuar a avaliar as oportunidades noutros marketplaces e, desta forma, chegar cada vez mais a outros países europeus”, perspetiva o gestor.

Bruno Borges, CEO da iServices

Por outro lado, estando a iServices focada em expandir internacionalmente a marca através dos serviços de reparação de smartphones, tablets e computadores, Bruno Borges sublinha que “este tipo de serviço implica, necessariamente, a abertura de lojas físicas” – e vai começar pelos países nos quais já está presente através do negócio online.

Foi em maio do ano passado que a empresa fundada em 2011 abriu a primeira loja no estrangeiro, em Tenerife, tendo acrescentado em novembro outro espaço comercial na ilha vizinha de Gran Canária. O CEO justifica que o arquipélago, que “possui as mesmas características das economias insulares dos Açores e Madeira”, representa “uma oportunidade enorme para empresas com uma logística bastante organizada e com muita disponibilidade de stock”.

Temos a decorrer um processo de recrutamento de novos técnicos de eletrotécnica para várias localidades. Este ano esperamos criar entre 40 e 50 novos postos de trabalho.

Bruno Borges

CEO da iServices

A iServices conta atualmente com perto de 252 funcionários, esperando criar este ano entre 40 a 50 novos postos de trabalho. “Todas estas aberturas representam também a criação de novos postos de trabalho e, por isso, temos a decorrer um processo de recrutamento de novos técnicos de eletrotécnica para as várias localidades”, acrescenta o responsável da marca, sem pormenorizar as localizações ou o valor global do investimento.

Vendas de 30 milhões em 2022

A iService, que abriu nas últimas semanas lojas no LeiriaShopping, a segunda na cidade, e em Vila Real, no Nosso Shopping, tem três áreas de negócio, mas o core business e a “principal fonte de receita líquida” são os serviços de reparação de smartphones, tablets e computadores. Por mês, contabiliza cerca de 20 mil reparações em equipamentos multimarca, como destaque para Apple, Samsung, Huawei, Xiaomi, Oneplus e Oppo.

Nos últimos anos, a coleção de acessórios e gadgets de marca própria, com mais de 1.100 referências, tem vindo a “crescer a um ritmo muito acelerado” e representa já perto de 20% da faturação da empresa. Entretanto, começou também a comercializar equipamentos recondicionados da Apple (iPhones, iPads, Apple Watchs e Macbooks), depois de os consumidores portugueses terem ultrapassado “uma certa desconfiança” em relação a estes aparelhos, que associa a “preconceitos com os produtos em segunda mão, em geral”.

A iServices alcançou um volume de faturação de 30 milhões de euros em 2022, com o negócio online a valer cerca de 20% do total.

“No entanto, fruto das muitas alterações que têm sido promovidas nos hábitos de consumo e da atual consciencialização dos consumidores para a necessidade de adoção de comportamentos mais sustentáveis, podemos verificar que o negócio dos recondicionados está a ganhar bastante espaço no mercado e este aspeto é verificável também no negócio da iServices. Esta área de negócio é a que, atualmente, mais cresce no panorama geral do nosso setor”, sublinha Bruno Borges.

No ano passado, apesar das “adversidades inerentes à conjuntura nacional e internacional”, a iServices alcançou um volume de faturação de 30 milhões de euros, com o negócio online a representar cerca de 20% do total. O CEO justifica o crescimento de vendas “superior a dois dígitos” nos últimos exercícios com a procura dos clientes por “marcas nas quais sentem maior confiança” e pela “proximidade” viabilizada pelas duas dezenas de lojas que inaugurou entre 2021 e 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae exporta iServices para a Europa e “repara” mais dez lojas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião