Grécia quer acordo entre Alemanha e FMI sobre a dívida

  • Lusa
  • 20 Abril 2017

"É a vez do FMI e da Alemanha fazerem concessões para se encontrar um compromisso" sobre o alívio da dívida grega, defende o Governo helénico.

A Grécia pediu esta quinta-feira à Alemanha e ao Fundo Monetário Internacional para chegarem a um “compromisso” sobre o alívio da sua dívida pública, por ocasião da reunião anual do FMI em Washington.

Atenas espera desta reunião, na qual participam na sexta-feira e no sábado os ministros das Finanças da zona euro, um “acordo sobre um quadro geral” de alívio a médio prazo da dívida pública grega, declarou aos jornalistas o porta-voz governamental, Dimitris Tzanakopoulos.

“É a vez do FMI e da Alemanha fazerem concessões para se encontrar um compromisso”, acrescentou.

É a vez do FMI e da Alemanha fazerem concessões para se encontrar um compromisso.

Dimitris Tzanakopoulos

porta-voz governamental

O FMI e a Alemanha estão desde há meses em divergência sobre a questão do alívio da dívida, uma promessa feita em troca dos esforços de austeridade pedidos aos gregos.

O FMI pede um alívio substancial da dívida para participar financeiramente no programa de assistência financeira à Grécia, enquanto a Alemanha remete a questão para depois das legislativas alemãs previstas para o outono e defende que a instituição liderada por Christine Lagarde deve contribuir para o empréstimo concedido a Atenas.

Segundo Tzanakopoulos, um acordo sobre a dívida permitiria que os ministros das Finanças da zona euro pudessem dar o aval na reunião de 22 de maio à continuação do programa de assistência.

Isso tornaria possível que fosse disponibilizada uma nova ‘tranche’ do empréstimo, o que permitira a Atenas fazer pagamentos da ordem dos sete mil milhões de euros aos credores em julho e preparar o seu regresso aos mercados, previsto para depois de agosto de 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grécia quer acordo entre Alemanha e FMI sobre a dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião