Quase 45% dos portugueses entre os 25 e os 34 anos tinham ensino superior em 2022

A disparidade entre géneros é clara. As mulheres são, em todos os Estados-membros da UE, as que mais completaram o ensino superior.

Em 2022, 42% da população da União Europeia (UE) com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos tinha completado o ensino superior, o que se traduz num aumento de um ponto percentual (p.p.) face a 2021. No entanto, este valor fica três pontos percentuais aquém do objetivo da UE para 2030, que visa que 45% da população da UE no mesmo grupo etário tenha o ensino superior. Portugal está já mais perto desse objetivo: 44% dos portugueses nessa faixa etária tinham o ensino superior. A disparidade entre géneros é clara, mostram os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

No ano passado, 44% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos tinha completado algum dos graus do ensino superior. E as mulheres lideravam nesta matéria, representando 52% dessa fatia, enquanto os homens representavam apenas 37%.

Uma realidade comum a absolutamente todos os Estados-membros da UE. Entre os indivíduos da UE na faixa etária analisada, uma percentagem mais elevada de mulheres possui o ensino superior do que de homens (48% das mulheres e 37% dos homens).

Enquanto Portugal está perto da meta europeia dos 45% de indivíduos com ensino superior até 2030, quase metade dos países da UE já cumpriram esse objetivo. É o caso da Irlanda (62%), Luxemburgo (61%), Chipre (59%), Lituânia (58%), Holanda (56%), Suécia (52%), Espanha e Bélgica (ambas com 51%), França (50%), Dinamarca (49%), Eslovénia (47%), Letónia (46%) e Grécia (45%).

Em contrapartida, as percentagens mais baixas foram registadas na Roménia (25%), Itália (29%) e Hungria (32%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 45% dos portugueses entre os 25 e os 34 anos tinham ensino superior em 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião