Alemanha poupa 145.700 milhões com a dívida desde a crise

  • Lusa
  • 20 Abril 2017

As poupanças com o serviço da dívida foram alcançadas entre 2008 e 2016, quando a crise dos países periféricos levou os investidores a elegerem as bunds alemãs como ativos de refúgio.

O governo alemão estima que entre 2008, quando começou a crise financeira, e 2016 poupou 145.700 milhões de euros em serviços da dívida em relação às suas previsões orçamentais.

Esta é a principal revelação da resposta do Ministério das Finanças a uma interpelação parlamentar do grupo os Verdes no Bundestag (câmara baixa), divulgada hoje pelo diário económico Handelsblatt na sua edição digital e citada pela agência Efe.

Nos nove exercícios entre 2008 e 2016, o Governo alemão tinha previsto gastar um total de 416.200 milhões de euros em pagamentos da dívida, mas acabou por gastar 270.500 milhões de euros.

A crise da dívida nos países periféricos fez com que os títulos alemães, considerados ativos de refúgio, fossem mais atrativos para os investidores, dispostos a adquirir dívida da principal economia europeia a juros mais baixos.

De acordo com o Ministério das Finanças, no ano passado estava previsto um desembolso de 41.200 milhões de euros e acabaram por ser gastos apenas 17.500 milhões.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha poupa 145.700 milhões com a dívida desde a crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião