Ser criança é… ter o superpoder de mudar o mundo

  • Andreia Sousa
  • 1 Junho 2023

Educar as crianças sobre a importância de proteger o planeta é um primeiro passo para garantir que estes mini agentes do futuro, o garantam sustentável como queremos e precisamos.

O Dia da Criança é uma data especial que nos lembra da importância destas mini pessoas. As crianças têm uma capacidade inigualável de absorver informações, de aprender rapidamente e são o futuro da sociedade. Estão na idade de brincar e de aproveitar a inocência de um mundo que ainda estão a conhecer, é certo, mas é importante que o conheçam da maneira correta. Assim, educá-las sobre a importância de proteger o planeta é um primeiro passo para garantir que estes mini agentes do futuro, o garantam sustentável como queremos e precisamos.

Na sociedade atual, onde a o ambiente e a sustentabilidade são cada vez mais urgentes, é imperativo envolver as crianças nessa causa. Ao introduzir nas suas vidas conceitos de sustentabilidade, estamos a oferecer-lhes as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis. Apesar de nem sempre pensarmos nisso, as crianças podem de facto tornar-se agentes da mudança, disseminando os conhecimentos que recebem e influenciando positivamente o seu ciclo.

Neste processo de ensinar os mais novos, a família é o principal pilar, até porque uma das formas mais eficazes de ensinar e transmitir valores é pelo exemplo. Ao adotar práticas sustentáveis em casa, como poupar energia, reciclar, comprar em segunda mão ou até utilizar transportes públicos, bicicletas ou trotinetes, estamos – sem nos apercebermos – a criar um excelente manual sobre a importância de cuidar do planeta. Estes comportamentos podem parecer básicos, mas mostram aos mais novos que pequenas ações individuais podem, de facto, fazer a diferença.

Já pensou que as crianças podem ser o segredo da mudança? E melhor: podem fazê-lo a brincar! Através de pequenas atividades como construção de ecopontos caseiros em família ou passeios pela praia com amigos que se tornam competições em torno da limpeza destes espaços, os pais estarão a ensinar-lhes a importância de proteger a natureza, cuidar e prolongar a vida do planeta. E podemos ir mais longe: educação sustentável não é apenas educar para preservar o meio ambiente, mas uma questão de justiça social e até económica.

“Economia circular” pode ser um termo demasiado complexo para os mais novos e nem mesmo desenhos o tornam mais fácil de entender, mas há que tentar. Trocar a economia circular por miúdos é desconstruí-la de forma simples e ensiná-la para o futuro. O consumo consciente pode ser entendido, à primeira vista, como aquele que apenas permite prolongar a vida dos produtos, mas é muito mais que isso. Educar as crianças e jovens para um consumo sustentável pode vir a permitir a redução de desigualdades sociais e até a construção de uma economia mais justa e equilibrada, num futuro próximo.

No início do artigo referi que as crianças podem ser agentes da mudança e da construção de um mundo mais sustentável e termino-o agora com essa mesma determinação e crença. Não significa isto que não possam brincar e viver o mundo da forma despreocupada de quem ainda tem pouca experiência neste mundo; pelo contrário, significa que a brincar também se aprende. E é por isso que, neste Dia da Criança podemos mostrar-lhes que têm um novo superpoder: o de mudar o mundo.

  • Andreia Sousa
  • Porta-voz da Cash Converters em Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ser criança é… ter o superpoder de mudar o mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião