Nickel cria funcionalidade ‘True Name’ para apoiar pessoas trans e não-binárias

Já é possível personalizar o seu cartão de débito da Nickel com o nome próprio com que realmente se identifica, sem requerer a mudança legal do mesmo.

A Nickel implementou a funcionalidade ‘True Name’, criada pela Mastercard, que permite a quem é cliente personalizar o seu cartão de débito com o nome próprio com que realmente se identifica, sem requerer a mudança legal do mesmo. Esta personalização pretende contribuir para que as pessoas trans e não-binárias possam ver as suas verdadeiras identidades reconhecidas no cartão de débito que usam com frequência no seu dia a dia.

“Desde o início da sua história que a Nickel se diferencia por ser uma conta de pagamento acessível a todos. Essencialmente por promover o acesso democratizado a operações financeiras essenciais através do seu serviço simples e universal, que permite a abertura de uma conta de pagamento, sem complicações, numa loja de comércio local. Agora, com a funcionalidade ‘True Name’, vamos ainda mais longe na luta pela inclusão social das pessoas trans e não-binárias”, explica João Guerra, CEO da Nickel em Portugal, citado em comunicado.

Após a abertura de conta, todos os clientes podem subscrever a opção personalizável ‘My Nickel’, escolhendo a cor do cartão e gravando o nome próprio com que se identificam. Este serviço tem um custo de dez euros e validade por um período de quatro anos.

“Temos muito orgulho nesta parceria entre a Nickel e a Mastercard para disponibilizar a funcionalidade ‘True Name’ e permitir às pessoas trans e não-binárias o acesso de que todos os outros usufruem, com a sua verdadeira identidade e, mais importante, facilitar as suas vidas diárias sem medo de discriminação. Partilhamos com a Nickel os valores da inclusão e da equidade, e a luta contra todas as formas de discriminação”, diz Geoffroy Seghetti, vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard na Europa Ocidental, e colíder da equipa de Pride da empresa.

A ILGA Portugal considera que esta ação, apesar de não se substituir ao papel fundamental do Estado em garantir direitos às pessoas LGBTI+, demonstra por elas respeito e sentido de inclusão. “Encorajamos a Nickel e a Mastercard a continuarem este caminho, inspirando outras entidades a assumirem um compromisso ainda maior com a diversidade e a igualdade, dentro e fora de portas”, afirma Ana Aresta, presidente da direção.

Após ser implementada pela Nickel em França, Espanha e Bélgica, a funcionalidade ‘True Name’ da Mastercard chega agora também a Portugal no ambiente de celebração do orgulho LGTBQIA+.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nickel cria funcionalidade ‘True Name’ para apoiar pessoas trans e não-binárias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião