Preço do gás natural sobe quase 5% e negoceia acima dos 28 euros por MWh

  • Joana Abrantes Gomes
  • 9 Junho 2023

Os preços do contrato de gás de referência na Europa fecham a semana com um novo aumento significativo, ainda na sequência do recente anúncio de Riade de que vai cortar a produção de petróleo.

Depois da forte valorização no início da semana, os preços do gás natural europeu estão novamente a negociar em alta esta sexta-feira, embora ainda longe dos níveis registados no ano passado, quando o contrato de referência tocou máximos históricos.

Pelas 9h12, o contrato de gás TTF para entrega em julho, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a valorizar 4,47% para 28,15 euros por megawatt-hora (MWh), de acordo com a base de dados Barchart. Nos últimos cinco dias, acumula ganhos de 18,20%.

Evolução do preço do gás nos últimos três meses

Fonte: Barchart

Apesar da subida, os preços ainda estão abaixo dos 30 euros por MWh, mas, segundo o Goldman Sachs, o recente desempenho do contrato de referência na Europa “sublinha o forte posicionamento curto no mercado”, uma vez que houve “pouca ou nenhuma mudança nos fundamentos europeus ou globais do gás”.

Por esta razão, o banco de investimento nota que “o sistema continua vulnerável a acontecimentos imprevistos que podem apertar os equilíbrios globais do gás”.

O Goldman Sachs relaciona a subida dos preços do gás com o anúncio da Arábia Saudita de que vai cortar a produção de petróleo em um milhão de barris por dia, contrariando os outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+).

Nesse sentido, “mesmo que o petróleo tivesse subido, a ligação fundamental entre o petróleo e os preços do gás na Europa enfraqueceu substancialmente ao longo dos anos”, explica o banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural sobe quase 5% e negoceia acima dos 28 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião