Preço do gás dispara mais de 9% para 25,81 euros por MWh
Os preços do contrato de gás de referência na Europa arrancam a semana com um aumento significativo, impulsionados pelo recente plano de Riade de um novo corte na produção de petróleo.
O plano da Arábia Saudita para cortar mais um milhão de barris por dia a partir de julho está a estimular os preços do gás natural europeu na manhã desta segunda-feira, tendo chegado a negociar em alta de 13% durante a noite.
Pelas 10h18, o contrato de gás TTF para entrega em julho, negociado em Amesterdão e que serve de referência para o mercado europeu, está a valorizar 9,33% para 25,81 euros por megawatt-hora (MWh), de acordo com a base de dados Barchart. Nos últimos cinco dias, acumula perdas ligeiras de 0,56%.
Evolução do preço do gás nos últimos três meses
Este aumento significativo dos preços do gás acontece um dia depois de o maior exportador mundial de petróleo, a Arábia Saudita, anunciar que vai cortar a produção em cerca de um milhão de barris por dia em julho. Esta redução poderá ser estendida, caso seja necessário. O corte está também a influenciar os preços do crude que registam uma subida superiora a 2%.
O corte voluntário na produção saudita é parte de uma decisão tomada no domingo pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) para limitar a produção de crude em 2024.
“A Arábia Saudita permanece mais interessada que a maioria dos membros em garantir preços do petróleo acima de 80 dólares por barril, o que é essencial para equilibrar o seu próprio orçamento para o ano”, afirmou Suvro Sarkar, analista de energia do DBS Bank, à Reuters.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço do gás dispara mais de 9% para 25,81 euros por MWh
{{ noCommentsLabel }}