Preço do gás natural cai 3%

Preços do gás natural corrigem após subida motivada pela decisão surpresa da OPEP+ de cortes adicionais na produção de petróleo.

O preço do gás natural na Europa está a cair quase 3% esta terça-feira, depois do anúncio da OPEP+ de um corte na produção de petróleo ter agitado os mercados da energia internacionais e levado a uma subida no preço do gás.

Os futuros TTF de gás natural para entrega em maio estão a desvalorizar 3,83% para 49,40 euros por MWh esta terça-feira, tendo já chegado a cair mais de 4%, de acordo com o site Barchart.

Os preços do gás natural na Europa estavam a registar uma recuperação, depois da decisão surpresa no fim de semana dos países da OPEP+ de reduzir ainda mais a produção de petróleo, já que as preocupações com o abastecimento de combustível voltaram a aumentar no decorrer da semana.

No entanto, os preços voltam agora a normalizar. Os stocks europeus de armazenamento de gás natural encontram-se em níveis elevados e até acima da média para esta época do ano.

É de salientar ainda que a Europa lançou um novo benchmark para o gás natural liquefeito, para proteger da oscilação de preços observada no ano passado. Segundo a Bloomberg, o objetivo dos reguladores é dar maior transparência de custos e ajudar a proteger o mercado de GNL dos tipos de oscilações de preços que atingiram o mercado futuro de TTF no ano passado. Atualmente, o novo benchmark ainda não tem dados para esta terça-feira (são publicados ao final do dia), mas esta segunda-feira fechou a 39,39 euros por MWh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural cai 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião