Auchan aposta em realidade virtual para fazer onboarding e formação dos colaboradores
Retalhista alimentar "dispõe de 16 módulos que utilizam a tecnologia de realidade virtual na sua formação". Quer ainda avançar com o onboarding usando este tipo de tecnologia neste primeiro semestre.
A Auchan está a apostar na realidade aumentada e realidade virtual para a formação dos seus colaboradores. Ainda neste primeiro semestre o retalhista alimentar quer usar a realidade virtual para fazer o onboarding dos seus trabalhadores, adianta fonte oficial da empresa ao ECO Trabalho.
“Já estamos em fase de testes e incorporação de sugestões de melhoria para a implementação da imersão virtual no onboarding dos novos colaboradores. Esta imersão virtual permitirá que eles conheçam a história da Auchan e as diferentes áreas de apoio aos espaços comerciais por meio da tecnologia de realidade virtual. Contamos ainda neste primeiro semestre fazer o go live deste projeto formativo”, revela fonte oficial do retalhista alimentar.
Com cerca de 9.000 colaboradores, a Auchan equipou as suas lojas com óculos de realidade virtual, alargando a oferta formativa assente em tecnologia de ponta, com, por exemplo, módulos sobre processos de fabrico e conhecimento do produto, visitas imersivas a fornecedores ou formações de combate a incêndios.
Atualmente, a empresa “dispõe de 16 módulos que utilizam a tecnologia de realidade virtual na sua formação”. Os módulos são projetados para oferecer uma “experiência imersiva e interativa aos participantes, permitindo que eles vivenciem situações práticas, num ambiente virtual”, e através deles os colaboradores “podem adquirir habilidades e conhecimentos de forma mais envolvente e eficaz, explorando cenários realistas que simulam o ambiente de trabalho e os seus múltiplos cenários.”
“Este tipo de formação já impactou mais de 2.000 colaboradores, um número que reflete o alcance e a aceitação positiva desta iniciativa”, precisa fonte oficial da empresa. Em média, cada formando recebeu uma média de formação “na ordem dos 35 minutos”, recorrendo à tecnologia da realidade virtual, no ano passado.
O próximo desafio é avançar para o recurso de realidade aumentada na formação. “Estamos a testar diferentes caminhos em relação à realidade aumentada enquanto próxima etapa na nossa formação. O objetivo é desenvolver uma proposta formativa final que traga ganhos reais para as equipas, tanto em termos de eficácia na aprendizagem quanto em termos de motivação para a aquisição de novos conhecimentos”, refere a empresa.
Não há ainda uma “data específica definida para a implementação completa da formação com realidade aumentada”, mas o retalhista diz estar “a trabalhar ativamente para desenvolvê-la e implementá-la num futuro próximo.”
A companhia não adiantou o valor de investimento nestas ferramentas tecnológicas para uso formativo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Auchan aposta em realidade virtual para fazer onboarding e formação dos colaboradores
{{ noCommentsLabel }}