BRANDS' CAPITAL VERDE Conhece a solução Correio Verde? É prática e sustentável

  • BRAND'S CAPITAL VERDE
  • 13 Julho 2023

O Correio Verde é a solução dos CTT para entregas mais sustentáveis. Embalagens produzidas com materiais reciclados e tintas de reduzido impacto ambiental são algumas das vantagens desta opção.

Criado em 2004 para responder a necessidades de conveniência, o Correio Verde deu lugar ao primeiro correio sem limite de peso, fácil de enviar, podendo ser adquirido previamente e colocado no marco do correio. No fundo, é um serviço pré-pago de correio, pronto a enviar, em que o custo do porte está incluído no valor da embalagem.

Ao longo do tempo, o produto evoluiu ao nível da sua componente de sustentabilidade, tornando-se cada vez mais um forte atributo deste produto. Em 2010, com o lançamento de uma gama integrada de produtos ecológicos, o Correio Verde foi renovado à luz de preocupações ambientais. Desde então que todas as embalagens são fabricadas com papel 100% reciclado e com a utilização de tintas menos nocivas ao ambiente, ao que acresce a neutralização das emissões de CO2 resultantes da atividade direta dos CTT no processamento, transporte e distribuição do Correio Verde. Toda esta reformulação não tem quaisquer custos adicionais para o consumidor e estima-se que a poupança média anual é de 50 toneladas de papel comum.

Por cada objeto de correio verde entregue pelos CTT são emitidas 51,1 gramas de CO2 impossíveis de evitar pois são decorrentes da atividade direta da empresa. Nesse sentido, os CTT fazem a compensação carbónica destas emissões através de projetos que promovem impactos positivos ao nível da proteção da biodiversidade e do desenvolvimento das comunidades locais em que os mesmos se inserem.

Atualmente, os projetos de compensação carbónica financiados pelos CTT são escolhidos pelo público, que pode selecionar a sua preferência através do website dos CTT. Esta iniciativa pioneira, que reafirma o alinhamento dos CTT com os ODS 12 e 13 da ONU, vai levar a votação um projeto nacional e um internacional, com o objetivo de promover a envolvência e a proximidade com as partes interessadas.

Em 2022, os projetos mais votados pelo público foram o projeto nacional de “Conservação dos organismos fluviais”, que visa preservar algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no país, através da promoção de ações de reprodução destas espécies e medidas de conservação do seu habitat para depois as devolver ao meio natural, e o projeto de “Reflorestação na Amazónia”, no Brasil, que promove a proteção florestal e a prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa amazónica, promovendo a gestão florestal sustentável.

A gama de Correio Verde permite o envio de uma diversidade de objetos: os envelopes, essencialmente dedicados ao envio de cartas e documentação; as saquetas almofadadas, para objetos que necessitam de acondicionamento especial; e as caixas de cartão, mais adequadas para o envio de volumes. Entretanto, foi igualmente desenvolvida uma etiqueta autocolante que permite a reutilização da Caixa L.

Para além das Lojas e Pontos CTT e Agentes Payshop, o Correio Verde pode ser adquirido em ctt.pt e num conjunto de retalhistas, tais como os hipermercados Modelo e Continente, lojas Staples, postos Cepsa, entre outros locais, para conveniência dos clientes.

Todas estas características tornam o Correio Verde num importante aliado, não só para os envios que as pessoas precisam de fazer, mas também para as empresas, nomeadamente para pequenos negócios de e-commerce que precisam de envios de encomendas de menor valor, ou para envios rápidos e convenientes sem necessidade de ir à loja e de documentação associada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conhece a solução Correio Verde? É prática e sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião