Dona da Centrum dá quatro semanas pagas aos trabalhadores para cuidar da família
Qualquer um dos 23.000 colaboradores da Haleon, 80 dos quais a trabalhar em Portugal, pode beneficiar desta licença.
A Haleon, dona de marcas como a Centrum, Voltaren e Sensodyne, decidiu lançar uma nova política interna que pretende ajudar os colaboradores que estejam a passar por um momento difícil e que precisem de dedicar-se quase por completo a um familiar doente. A empresa criou uma licença de até quatro semanas pagas, no prazo de um ano civil, para os cuidados de um familiar próximo (família imediata) que esteja em estado de saúde grave, sem afetar as condições salariais ou benefícios. Qualquer um dos 23.000 colaboradores da Haleon, 80 dos quais a trabalhar em Portugal, pode beneficiar desta licença.
“A Haleon nasceu como uma empresa com o propósito de ‘entregar uma melhor saúde no dia a dia com humanidade’, e as primeiras pessoas a quem se aplica este propósito são os nossos próprios colaboradores. A implementação desta nova política é um exemplo claro do rumo para o qual temos vindo a trabalhar para nos tornarmos uma referência enquanto empresa, em termos de responsabilidade social e cuidado com o bem-estar dos colaboradores”, justifica Mariana Carvalho, diretora geral da Haleon em Portugal.
“Queremos que os nossos colaboradores se sintam sempre apoiados ao longo das diferentes fases da vida, especialmente quando enfrentam situações difíceis na sua vida pessoal. Cuidar dos entes queridos é uma responsabilidade importante e queremos que as nossas equipas saibam que estamos sempre aqui para os apoiar”, continua a responsável, citada em comunicado.
A companhia que atua na área de consummer health oferece ainda um programa de assistência para os colaboradores e respetivo agregado familiar através do qual podem solicitar apoio jurídico, orientação financeira, aconselhamento sobre como cuidar da família e apoio emocional e psicológico 24 horas por dia, sete dias por semana.
A “Global Caregiver Leave Policy” complementa os mais recentes benefícios sociais e compromissos de bem-estar corporativo que a Haleon implementou em todo o mundo desde o seu nascimento em julho de 2022. Entre estas políticas está a extensão até 26 semanas de uma licença parental 100% remunerada para todos os colaboradores da Haleon, de forma a poderem conciliar a vida pessoal com os compromissos profissionais.
“Continuamos a avançar e a trabalhar incansavelmente para melhorar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos nossos colaboradores, bem como para criar um ambiente de trabalho ideal e agradável. Todas estas implementações, não só têm um impacto positivo nos colaboradores, como também são benéficas para a empresa. Demonstrar o nosso compromisso e ser uma referência em bem-estar corporativo ajuda-nos a aumentar a lealdade dos colaboradores e a tornarmo-nos ímanes de talento para continuarmos a ser uma empresa líder em consumer healthcare”, afirma Beatrice Sandri, diretora de recursos humanos da Haleon Southern Europe.
Todas estas implementações, não só têm um impacto positivo nos colaboradores, como também são benéficas para a empresa. Demonstrar o nosso compromisso e ser uma referência em bem-estar corporativo ajuda-nos a aumentar a lealdade dos colaboradores e a tornarmo-nos ímanes de talento para continuarmos a ser uma empresa líder em consumer healthcare.
Na âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram também alteradas algumas normas neste campo. Foi criada uma licença anual não remunerada de cinco dias consecutivos para os cuidadores informais não principais, que tem de ser, contudo, comunicada ao empregador com dez dias de antecedência, com indicação das datas em que pretende gozá-la.
O documento que altera a Lei do Trabalho dá também o direito a estes colaboradores a 15 dias em que as faltas são justificadas (mas não são pagas).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dona da Centrum dá quatro semanas pagas aos trabalhadores para cuidar da família
{{ noCommentsLabel }}