Trump reúne senadores enquanto crescem tensões com a Coreia

A detenção de mais um cidadão americano em território coreano e a ameaça de detonação de aeronaves norte-americanas aumentam tensões entre a Coreia do Norte e EUA. Trump convoca reunião com senadores.

É já esta quarta-feira que Trump irá discutir a atitude a tomar em relação à Coreia do Norte. Os receios aumentam com a ameaça de detonação de aeronaves e mais uma detenção de um cidadão americano em território coreano, eventos do último fim de semana. O presidente chinês apela a que nenhuma das partes “piore a situação tensa”.

O vice-presidente Mike Pence declarou este fim de semana que “todas as opções estão na mesa” em relação à Coreia do Norte. Na reunião de quarta-feira estarão presentes as quatro figuras principais para a decisão de Trump: o secretário de estado Rex Tillerson, o secretário da defesa Jim Mattis, Dan Coats, director da National Intelligence e Joseph Dunford, o chefe dos Joint Chiefs of Staff.

A Coreia deteve um cidadão americano este fim de semana impedindo-o de abandonar o país, no qual dava aulas na universidade. É o terceiro cidadão americano retido no país. John Kelly, da Homeland Security acredita que apesar de “a Coreia do Norte representar maioritariamente uma ciber ameaça para os EUA, isso pode mudar”, tendo em conta a possibilidade da nação asiática possuir um míssil capaz de atingir os Estados Unidos. A Coreia do Norte declarou que estava pronta a afundar uma aeronave norte-americana para demonstrar a sua força militar. Este receio aumenta com a aproximação do 85.º aniversário do Exército coreano, a realizar-se esta terça-feira.

O presidente norte-americano esteve em contacto com o presidente chinês, Xi, que tem tentado acalmar os ânimos. O ministro chinês afirma que Xi “espera que todas as partes relevantes resfriem e evitem fazer algo que piore a situação tensa” que se vem a verificar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump reúne senadores enquanto crescem tensões com a Coreia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião