Comissária da UE Margrethe Vestager candidata a presidente do BEI
A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, anunciou que é candidata a assumir no próximo ano a presidência do Banco Europeu de Investimento, instituição de financiamento da UE.
A comissária europeia para a Concorrência, a dinamarquesa Margrethe Vestager, anunciou nesta quarta-feira que é candidata a assumir, no próximo ano, a presidência do Banco Europeu de Investimento (BEI), a instituição de financiamento da União Europeia (UE).
“Estou feliz por o Governo dinamarquês ter proposto o meu nome como possível candidata ao cargo de presidente do Banco Europeu de Investimento”, disse Margrethe Vestager, em comunicado. A ex-ministra dinamarquesa de 55 anos declarou-se “disponível” para o processo de seleção que o banco terá de realizar.
Os nove membros da Comissão de Gestão do BEI, incluindo o seu presidente, são nomeados para um mandato de seis anos renovável por igual período. O do atual presidente, o alemão Werner Hoyer, de 71 anos, já foi renovado uma vez, em 2018.
O BEI, cujos acionistas são os Estados-membros da União Europeia, é a instituição de financiamento a longo prazo do bloco comunitário e afirma ter investido desde a sua criação, em 1958, mais de um bilião de euros nos setores do clima e ambiente, na coesão social e territorial, na inovação ou ainda no apoio às pequenas e médias empresas (PME).
Margrethe Vestager está encarregada da Concorrência no executivo europeu há quase nove anos, durante a presidência Juncker (2014-2019) e, depois, a de Ursula von der Leyen. Com a pasta, tem a responsabilidade de sancionar práticas anticoncorrenciais e outros abusos de posição dominante das multinacionais e adquiriu uma reputação de intransigência, em particular junto das gigantes tecnológicas norte-americanas como a Amazon, a Apple ou a Google.
A Google detém o recorde das três maiores multas alguma vez infligidas por Bruxelas, a maior das quais no valor de 4,1 mil milhões de euros, para punir, em 2018, o abuso de posição dominante do seu sistema operativo Android. Uma multa validada no ano passado pela justiça da UE e que foi considerada uma das grandes vitórias da Comissão Europeia no seu papel de polícia da concorrência no mercado único.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissária da UE Margrethe Vestager candidata a presidente do BEI
{{ noCommentsLabel }}