Bundesbank prevê que economia alemã saia da recessão no segundo trimestre
Bundesbank prevê um crescimento da economia alemã no segundo trimestre do ano, embora estime contração de 0,3% em 2023, seguida de uma recuperação de 1,2% em 2024.
O Bundesbank espera que a economia alemã volte a crescer no segundo trimestre, depois de ter entrado em recessão técnica no semestre de inverno, correspondente ao quarto trimestre de 2022 e ao primeiro trimestre de 2023.
“A economia alemã também se contraiu no primeiro trimestre de 2023, de acordo com números revistos. Encontrou-se assim numa recessão técnica no semestre de inverno”, afirmam os economistas do banco central alemão no boletim mensal de junho, publicado esta segunda-feira.
Para o ano completo de 2023, a economia alemã deverá contrair 0,3%, seguida por uma pequena recuperação de 1,2% em 2024 e 1,3% em 2025, estima o Bundesbank.
No segundo trimestre, que está a terminar, o Produto Interno Bruto (PIB) poderá aumentar um pouco, prevê o Bundesbank, embora subsistam alguns encargos, como a queda da procura externa na indústria, que prejudica a produção e as exportações.
Além disso, os custos de financiamento mais elevados devido ao aumento das taxas de juro estão a reduzir o investimento e também a exercer uma pressão descendente sobre a procura interna em alguns setores industriais e na construção, de acordo com o Bundesbank.
Ainda assim, o Bundesbank prevê que a indústria alemã irá suportar a redução na procura, acrescentando que a queda nos preços da energia está a ter um efeito de alívio. Por outro lado, as encomendas estão a apoiar a atividade económica alemã, dado que as carteiras de pedidos continuam robustas, enquanto os estrangulamentos diminuíram e deverão manter esta tendência.
Além disso, as famílias estão a aumentar lentamente os seus gastos porque a inflação está a abrandar e os salários estão a aumentar. O Bundesbank estima que o consumo privado atinja o seu ponto mais baixo, embora ressalve que, graças ao forte aumento dos salários, os rendimentos reais das famílias estão a estabilizar, apesar da inflação elevada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bundesbank prevê que economia alemã saia da recessão no segundo trimestre
{{ noCommentsLabel }}