Taxa de juro dos Certificados de Aforro mantém-se presa a 2,5% em julho

Desde março que a taxa de juro dos Certificados de Aforro esbate no teto máximo permitido por lei. Em julho não será diferente. Mas se com a antiga série esse limite era de 3,5%, agora é de 2,5%.

A remuneração dos Certificados de Aforro não irá sofrer alterações em julho. De acordo com cálculos do ECO, a nova série (e única de possível subscrição) voltará a apresentar uma taxa de juro de 2,5% nas novas subscrições no próximo mês.

Será o quinto mês consecutivo que a taxa de remuneração dos Certificados de Aforro esbaterá no limite máximo definido por lei. Porém, se até maio, durante o período de subscrição dos Certificados da Série E, o teto máximo era de 3,5%, desde 2 de junho que baixou para 2,5%, após o Governo suspender a Série E e iniciado a comercialização da Série F.

Caso não houvesse qualquer limitação à remuneração dos Certificados de Aforro, a taxa de juro das novas subscrições em julho seria de 3,57%, segundo cálculos do ECO. Trata-se de uma diferença de 107 pontos base face à taxa de juro oferecida — é o maior diferencial desde que os Certificados de Aforro começaram a ser comercializados.

Recorde-se que a taxa de juro base dos Certificados de Aforro da nova série tem em conta a média dos valores da taxa Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores ao penúltimo dia útil de cada mês, tendo como limite mínimo 0% e limite máximo 2,5%.

A remuneração dos novos Certificados de Aforro tem ainda associada prémios de permanência 0,25% por ano a partir do segundo ano de investimento, e vai até 1,75% por ano no 14.º e 15.º ano de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de juro dos Certificados de Aforro mantém-se presa a 2,5% em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião